logo

Obras de infra-estrutura trazem qualidade de vida ao Lagomar

13/09/2007 15:14:14 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O Lagomar, bairro situado na zona norte da cidade, em frente à Rodovia Amaral Peixoto e nas proximidades de Cabiúnas - terminal da Petrobras/Bacia de Campos-, recebe obras de infra-estrutura urbana, através do Projeto Lagomar. Desde o início de 2006 o bairro vive outra realidade. Nas ruas homens e máquinas não param, abrindo-as para instalar redes de saneamento básico, de águas pluviais e de esgoto, efetuando a pavimentação, transformando o bairro e trazendo melhoria da qualidade de vida para os moradores.

Acompanhado as ações e vivendo os transtornos normais de uma comunidade em obras, os moradores estão atentos e satisfeitos. Sabem que, após a conclusão das ações, viverão em um local adequado, com infra-estrutura necessária para uma vida melhor, o que é o objetivo da prefeitura desde que o bairro foi transformado em Área Especial de Interesse Social, em 2005.

Mário de Souza mora no local há oito anos. Ele conta que, quando mudou para o Lagomar, vivia desanimado com a falta de estrutura. Até para construir sua casa, teve dificuldades, porque os caminhões com o material para a obra só chegavam até seu terreno quando o tempo estava seco.

- Vivíamos abandonados. Parecia que o bairro não existia. Sei que havia invasões, mas muitos moradores compraram seus terrenos. Quando começaram os boatos de que a prefeitura começaria a agir aqui, não acreditei. Hoje, vejo que as obras são para valer. Minha rua está com redes e pavimentada. A realidade é outra. Só temos a agradecer ao prefeito Riverton Mussi. Hoje, só temos um problema: a falta de água, mas sei que isso depende da Cedae - diz o morador.

As obras no Lagomar estão a cargo da secretaria Executiva de Obras (Semob). O prefeito Riverton Mussi, o secretário especial de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, e o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, vistoriam as obras regularmente, acompanhando o andamento do cronograma da primeira fase do projeto. A Prefeitura investe no bairro, com recursos próprios, R$ 29 milhões nesta primeira fase. Várias ruas e avenidas, como a W1, W3, W8 e Quissamã, a maior do bairro com duas pistas, já estão prontas. Outras ruas também estão concluídas até a W5, a mais movimentada e com três quilômetros de extensão, onde está a maioria dos pontos comerciais.

Esta semana, além de continuar as obras na W5, a Semob concluiu as redes e conclui a pavimentação de cerca de 750 metros da W26 (até a W5) e instala as redes de drenagem na W28, também com cerca de 750 metros de extensão.

- As obras não param no Lagomar. Como o tempo está bom, aproveitamos para concluir o trabalho na W26 e W28, e continuamos as obras em outros pontos do bairro, como na W5, uma rua central e que corta a maioria das ruas do Lagomar – diz Tadeu Campos, acrescentando que o esgoto é direcionado para a W1, a rua de entrada do bairro, em frente à Rodovia Amaral Peixoto.

- O esgoto será bombeado para a ETE do Engenho da Praia, que será ampliada para beneficiar de 35 a 40 mil pessoas. Com as redes de saneamento prontas, iniciamos a construção de elevatórias. As águas pluviais são direcionadas para o Canal Macaé/Campos e para as lagoas existentes no bairro, que são pontos naturais de escoamento das águas – diz o secretário.

Lagomar: de área invadida a bairro com qualidade de vida

As ações da prefeitura transformam o Lagomar de uma área de invasão em um bairro com qualidade de vida, ocupando uma área de 429,93ha. Depois que foi transformado em Área Especial de Interesse Social, por decreto do prefeito Riverton Mussi, em 2005, a prefeitura criou um plano específico de urbanização e padronização urbanística própria, atendendo às características da localidade.

No bairro começa a área de entorno do Parque Nacional de Restingas de Jurubatiba, onde as construções estão proibidas. O Projeto Lagomar visa beneficiar quase 30 mil moradores com obras de drenagem, esgotamento sanitário, rede de águas pluviais, construção de elevatórias, Estação de Tratamento de Esgoto, pavimentação asfáltica nas ruas principais e pavimentação com paralelepípedos nas demais vias, iluminação pública, entre outros benefícios.

Com vegetação de restinga, o Lagomar é área de preservação ambiental. Próximo ao bairro passa o Canal Macaé/Campos, um dos pontos de drenagem natural do Lagomar, que conta também com várias lagoas, monitoradas pelas secretarias de Obras e de Meio Ambiente (Semma), visando a preservação desses corpos d’água para a manutenção da biodiversidade do município e para ajudar na drenagem do bairro.

O bairro já conta com grande parte das ruas pavimentadas, coleta regular de lixo, escolas, unidade de saúde e alguns locais de lazer. As obras da primeira fase do Projeto Lagomar estão previstas para serem concluídas em cerca de um ano. Na segunda etapa, o Lagomar ganhará urbanização, iluminação, sinalização horizontal e vertical nas ruas.