logo

Obras de praça ecológica no Mirante da Lagoa estão adiantadas

13/07/2007 14:04:35 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Dentro de pouco tempo, o bairro Mirante da Lagoa vai receber a praça e área ecologicamente corretas que a prefeitura de Macaé, através da secretaria Executiva de Obras (Semob), está construindo no bairro. A praça ocupa área de cinco mil metros no centro do bairro e, na construção, a prefeitura investe R$ 1,45 milhão.

Os arquitetos Rodrigo Pyramides e Rosane Dias informam que o projeto da praça e da área de lazer foi elaborado em parceria com os moradores, depois de várias reuniões na localidade.

- Nas reuniões, os moradores colocaram em pauta o desejo de que a praça no bairro fosse um espaço diferenciado, uma Ecopraça, voltada para a ecologia e a preservação ambiental, inclusive com utilização de materiais, técnicas e tecnologias ambientais. É assim que o espaço está sendo tratado e as obras devem estar concluídas dentro três ou quatro meses – explica Pyramides.

A Ecopraça, que fica na esquina com a Rua Laurentino Tavares dos Santos, antiga W21, é uma solicitação dos moradores aprovada pelo prefeito Riverton Mussi que determinou o início da construção..

A área não será cercada e as árvores foram preservadas. A quadra poliesportiva e a arquibancada estão prontas. Toda a praça, fora os canteiros, é pavimentada com blocos. Os canteiros terão meio-fios para protegerem as árvores. A praça contará com área para práticas de exercícios, com aparelhos de ginástica. Os dois playgrounds - um para crianças de zero a cinco anos e outro para crianças maiores - recebem os brinquedos em madeira tratada. A madeira e as pedras utilizadas têm certificado ambiental. Serão plantadas árvores da Mata Atlântica e de restinga em área ajardinada.

Também está adiantada a construção do prédio do centro comunitário, que será circundado por um espelho d’água e contará com banheiros, quiosque, salão para reuniões da comunidade e terraço.

A área terá uma mini-estação de tratamento de esgoto para o centro comunitário e três cisternas para receber água da Cedae. Outra cisterna de 7000 litros vai captar água de chuva para alimentar o espelho d’água e irrigar os jardins. Uma outra cisterna, com 1.250 litros, captará água de reuso, que será utilizada nos sanitários.

Segundo o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, o Mirante da Lagoa receberá outros benefícios, como pavimentação asfáltica nas ruas e ampliação da rede de esgoto, que será interligada à ETE da Fazenda Mutum, que está em fase de licitação.