Foto: Divulgação - Mobilidade Urbana
Para facilitar o fluxo, uma rota alternativa foi estudada pela Mobilidade Urbana, no Novo Cavaleiros
As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário do Subsistema Centro passarão por etapas importantes na próxima semana. Isso inclui intervenções na Linha Verde e no bairro Novo Cavaleiros, locais em que o tráfego de veículos é intenso. As medidas, com início previsto para a segunda-feira (26), serão adotadas para garantir uma maior segurança para os condutores. Além disso, nos trechos em que os trabalhos serão realizados, é necessário espaço suficiente para a manobra das máquinas e a circulação dos equipamentos utilizados.
Uma das alterações mais importantes acontecerá na Linha Verde, na altura do trevo de acesso à Avenida Aluísio da Silva Gomes. As obras já vinham sendo realizadas em um trecho que estava liberado em meia pista, onde é montada uma faixa reversível em alguns períodos do dia. No entanto, como a frente de trabalho já alcançou o trevo, um esquema especial de trânsito será necessário.
Com isso, para os condutores que vierem do Bairro da Glória e da Estrada Fazenda Cavaleiros, o acesso à Aluísio da Silva Gomes estará fechado. E para fazer o retorno em direção, por exemplo, ao Polo Offshore, ao Shopping e a Cidade Universitária, terão que seguir até o trevo do Horto.
Já quem vier pela da Aroeira terá duas opções: quem for seguir no sentido Bairro da Glória, deverá optar pela faixa reversível montada na pista sentido Aroeira até a abertura na altura do trevo. Já quem for fazer o acesso à Avenida Aluísio da Silva Gomes, deverá seguir pelo trecho que está liberado somente em meia pista. Esta alteração tem previsão de duração de dez dias após o seu início e funcionará sempre das 7h até as 19h.
Novo Cavaleiros - Outra via que passará por alterações fica no bairro Novo Cavaleiros, que é a Rua Manoel Francisco Nunes. Neste local, os cruzamentos com as ruas Nazareno, Diamantino Pacheco, São José e a Alameda Tenente Célio seriam fechados ao tráfego de veículos já nesta quinta-feira (22), mas a alteração teve que ser adiada para a segunda-feira. Isso porque nesta via estão localizados um colégio, uma creche e a Unidade Básica de Saúde do bairro.
O local recebe um fluxo grande de veículos diariamente, em especial nos horários de entrada e saída das unidades educacionais, além de veículos de emergência. E a expectativa é de aumento neste movimento por conta da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana. Sendo assim, ficou definido que, antes do início das obras no local, seria criada uma nova rota alternativa.
Esta rota inclui uma parte do terreno em que está localizado o canteiro da Odebrecht Ambiental, empresa responsável pela execução das obras, com entrada na Via do Sol. O local já começou a ser preparado para receber o fluxo de veículos. Assim, os alunos poderão embarcar e desembarcar em segurança e os usuários da unidade de saúde também terão uma rota mais próxima ao posto. Somente as ambulâncias terão acesso liberado pela Manoel Francisco Nunes no período em que os trabalhos estiverem sendo realizados no local.
Vale lembrar que esta rota alternativa não é válida para os ônibus, que também passarão por desvios em seus itinerários no prazo em que as obras estiverem acontecendo. Ou seja, o desembarque de passageiros dos coletivos será realizado na Via do Sol ou na Alameda Tenente Célio. Após seu início, esta intervenção tem previsão de encerramento no dia 7 de novembro.