O maior complexo de Ensino Superior de Macaé está próximo de ser inaugurado. Está em fase avançada a obra dos dois primeiros módulos do Complexo Universitário, construído em anexo à Linha Verde, com o objetivo de promover a diversificação de cursos e ofertas de profissionais para o mercado de Macaé e região. O piso começou a ser instalado nas salas e os funcionários iniciaram a pintura das edificações. A prefeitura entrega os dois prédios, com área de estacionamento, neste primeiro semestre do ano.
- As chuvas dos últimos dias atrasaram a obra, mas estamos imprimindo um ritmo acelerado no acabamento dos prédios – detalhou o secretário de Obras, Tadeu Campos.
Na primeira fase, estão em construção um prédio de quatro andares para abrigar o Centro Administrativo e outro de três andares para abrigar 30 salas de aula. Além disso, está em andamento a construção de um dos estacionamentos, com vaga para 200 veículos.
O prefeito Riverton Mussi tem negociado com universidades públicas – federais e estaduais – e privadas a instalação no complexo.Além disso, serão instalados no Complexo Universitário os cursos de graduação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e os conveniados.
- Estamos fazendo um expressivo investimento para qualificar os jovens de Macaé. Buscamos parcerias com outras instituições para capacitar o estudante da cidade para que ele entre no mercado de trabalho e faça parte do processo de desenvolvimento do município - destacou o prefeito, informando que o projeto é licitar a construção de outros blocos para sala de aula neste ano.
EDUCAÇÃO - Construído somente com recursos da prefeitura, o Complexo Universitário está no orçamento do governo. O objetivo é transformar Macaé em um pólo de educação de nível universitário. “O Complexo Universitário vai incentivar que o jovem macaense participe ativamente do desenvolvimento econômico da cidade por meio da educação, que gera capacitação profissional dentro das demandas sociais que estão sendo identificadas como prioritárias para o município”, disse o prefeito.
A próxima etapa da obra é a urbanização do entorno dos prédios e do estacionamento. O local terá ainda reservatório de água e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para atender o local enquanto a ETE da Virgem Santa não fica pronta.
Estrutura terá sete prédios
O Complexo Universitário é construído em uma área total de 95 mil metros quadrados junto à Linha Verde. A unidade terá sete blocos – seis somente para salas de aula, com 30 salas cada. A sala de aula pode abrigar 40 estudantes.
A estrutura de Ensino Superior terá pátio interno, auditório, capela ecumênica, anfiteatro para quatro mil pessoas, ginásio poliesportivo para duas mil pessoas, quatro quadras de esportes, centro de artes, campo de futebol, pista de atletismo, praça de alimentação e vila de docentes com 17 apartamentos e biblioteca central, além de salas específicas para atender cursos de graduação.