logo

Obras do Complexo Universitário ficam prontas em janeiro

17/10/2006 10:28:28 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé continua as obras do Complexo Universitário, na Linha Verde, realizadas através da secretaria municipal de Obras (Semob). As obras deverão estar concluídas em janeiro de 2007. A expectativa é de que o Complexo Universitário entre em funcionamento no próximo ano letivo.

O subsecretário municipal de Obras, engenheiro Mário Bucker, informou que os trabalhos estão em fase de revestimento externo, colocação de piso de alta resistência na parte interna e instalação das redes elétricas, hidráulicas e sanitárias.
O Complexo Universitário tem área construída de 20 mil metros quadrados e contará com sete blocos – seis somente para salas de aula, com 30 salas cada, com capacidade para abrigar 40 estudantes, podendo atender a sete mil alunos por turno. Contará também com pátio interno, auditório, capela ecumênica, anfiteatro para quatro mil pessoas, piscinas olímpicas para saltos ornamentais e natação.
Todos os prédios e instalações serão adaptados para portadores de necessidades especiais. Uma pequena Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) será instalada no local, que contará ainda com amplo estacionamento, oferecendo 600 vagas para carros.

Também serão construídos um ginásio poliesportivo, quatro quadras de esportes, campo de futebol, pista de atletismo com prédio de apoio para equipamentos, sala de musculação e administração, centro de artes com três pavimentos, que abrigará uma escola de música, uma escola de dança e teatro e atelier para artes plásticas, praça de alimentação, vila de docentes com 17 apartamentos e biblioteca central. A construção do Complexo Universitário gera 130 empregos diretos, além de 30 indiretos.
Prefeito quer um pool de instituições de ensino superior em Macaé
Com a construção do Complexo Universitário, o prefeito Riverton Mussi está buscando contatos com universidades públicas e privadas, visando a implantação de um pool de instituições de ensino superior em Macaé, envolvendo universidades federais, estaduais e particulares, além da Universidade de Macaé (Unimac). O prefeito já está negociando com a Unigranrio e com a Universo (Universidade Salgado de Oliveira) a instalação de unidades na cidade, além de uma possível ampliação da Estácio de Sá no complexo.

Riverton também já se reuniu com representantes da Universidade Veiga de Almeida e com reitores e pró-reitores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para discutir a implantação das instituições públicas na cidade.