Obras do Hospital da serra devem estar concluídas em julho

18/03/2005 12:29:55 - Jornalista:

São 2,4 mil metros quadrados de área construída. Hospital contará com ambulatório e obstetrícia e atenderá ainda às emergências da região serrana

A prefeitura de Macaé continua a construção do Hospital Municipal da Região serrana, no Trapiche. A empresa responsável pela obra, a Cenotec Construtora Ltda, informa que o prazo de entrega é julho. Isso se o tempo continuar bom, pois desde janeiro vem chovendo muito na região, causando atraso na conclusão das obras. Só em janeiro, choveu mais de 20 dias na serra macaense e, em fevereiro e março, as chuvas também foram constantes.

O engenheiro responsável pela obra é Otávio Ferreira. Hoje 36 pessoas trabalham na construção do Hospital da serra. Noventa por cento desses trabalhadores são da região serrana e isso acontece desde o início das obras, atendendo à solicitação da prefeitura de Macaé, visando oportunizar empregos para os moradores na região.

Quem visita a serra de Macaé, hoje, já pode notar que o Hospital da região serrana vem sendo construído com muito cuidado pela prefeitura. Situado no centro de Trapiche, a obra ocupa um grande terreno, hoje todo já cercado. No terreno ao lado do Hospital foram construídos o Centro Administrativo, onde já funciona a Secretaria Municipal do Interior, um playground e uma quadra coberta.

As obras do Hospital Municipal de Região Serrana começaram em 5 de janeiro de 2004. Toda a estrutura está pronta, desde o piso até a laje. Já foram colocadas as portas, janelas e estão sendo instaladas as demais estruturas necessárias para, então, dar início à fase de pinturas do prédio. Ao todo são 2,.4 mil metros quadrados de área construída, o que corresponde a cerca de 80 casas populares. Após a pintura, será iniciada a fase de montar os equipamentos necessários para o Hospital funcionar.
O Hospital está sendo construído com recursos da prefeitura de Macaé, com o objetivo de melhor atender aos moradores e visitantes da serra na área de saúde. A partir de sua inauguração estarão funcionando os ambulatórios médicos, a emergência e o setor de obstetrícia. O Hospital da região serrana sempre foi um dos sonhos dos moradores dos distritos serranos de Macaé.
No Hospital, todo material usado é de boa qualidade. A rede de esgoto já está sendo preparada e também toda a parte externa, com colocação de pisos na entrada da recepção do ambulatório e da área de obstetrícia. Estão sendo construídas estruturas de policarbonato transparente para proteger as entradas do Hospital.
O Hospital Municipal de Região Serrana contará com duas alas, a ambulatorial e a de obstetrícia. A ala ambulatorial contará com moderna recepção, quatorze consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, uma residência médica, ala de observação masculina e feminina, um isolamento, salas de Raio X, de gesso, de pequenas cirurgias, de politrauma, de higienização, banheiros, refeitório, cozinha, rouparias, almoxarifado, sala de administração, lavanderia com área para chegada de roupa já usada e outra para distribuição de roupa limpa, além de salas de esterilização, de curativo, de imunização, de drenagem, de coleta, de cuidados nutricionais, farmácia para dispensação de medicamentos, enfermarias masculina e feminina e garagem para entrada de ambulâncias.
A ala de obstetrícia vai de encontro a um antigo desejo dos moradores da região serrana de Macaé, pois, a partir de sua inauguração, as crianças de serra poderão nascer na própria região serrana. Esta ala contará com duas enfermarias, copa, rouparia, berçário com área de higienização, sala de pré-parto e sala de parto, tudo preparado para garantir o bom atendimento e a segurança das mães e dos bebês.
Segundo Edson Gracino, técnico da Cenotec, as fortes e constantes chuvas na região serrana , além de atrasar um pouco as obras, vêm causando o alagamento de parte da estrada RJ-168, que passa em frente ao Hospital. Para solucionar a questão, até que seja construído pela prefeitura um sistema de drenagem das águas pluviais, a Cenotec construiu, provisoriamente, três pontos de drenagem em frente à obra e isso já vem resolvendo o problema de alagamento da área.