logo

Obras do Novo Cavaleiros começam a dar primeiros resultados

07/12/2009 15:50:37 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Cris Costa

Grupo também visitou obras da nova ponte do canal da Fábio Franco

“Desta vez o escoamento da água foi muito mais rápido, muito mais tranqüilo”, disse o presidente da Associação de Moradores do Novo Cavaleiros, Dirant Ferraz à equipe da Prefeitura em Ação que visitou o bairro nesta manhã de segunda-feira (7). A prefeita em exercício, Marilena Garcia, e diversos secretários fizeram uma vistoria em alguns pontos da cidade atingidos pela forte chuva que caiu em Macaé na última sexta-feira (4). A secretaria de Serviços Públicos disponibilizou uma equipe de 150 homens para atuar na limpeza das ruas da cidade.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o índice pluviométrico registrado pela Infraero em Macaé foi de 177,3 milímetros, das 17h de sexta-feira às 6h de sábado (5). “Em 25 anos, eu nunca tinha visto tanta chuva assim em Macaé. Desta vez, apesar da quantidade de água e de haver um pouco de alagamento – na minha casa a altura da água da chuva chegava aos 80 centímetros, desta vez foram dez – a água escoou rápido. Não aconteceu nada hoje do que era antigamente, não houve praticamente nada”, disse Ronaldo Calmon, 63 anos, morador do Novo Cavaleiros.

- A situação está voltando à normalidade com todas as secretarias municipais trabalhando e envolvidas para atender à população. Visitamos o bairro Novo Cavaleiros onde as obras que a prefeitura está realizando para sanar o problema de alagamento, mesmo antes de serem finalizadas já surtiram efeito. Outro ponto visitado foi o Canal Fábio Franco, na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar, onde estão sendo realizadas as obras de instalação da quarta ponte pré-moldada que faz parte do Projeto Água Limpa -, disse Marilena Garcia.

De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, a área mais baixa do Novo Cavaleiros, as ruas Saturno e Netuno, recebem águas da parte mais alta do próprio bairro e do São Marcos e Glória.

- Antes, as águas da chuva levavam de três a quatro dias para escoar. Com as intervenções que a prefeitura realizou e a instalação de bueiros celulares de 4 x 2,5 metros, a tubulação já está chegando à Lagoa de Imboassica, o que facilita o escoamento da água. Abaixo da rua Saturno, as instalações foram dimensionadas para escoar 10 mil litros de água por segundo. No fim de semana, também usamos duas bombas de sucção para facilitar o escoamento da água, que hoje já está acontecendo pelo processo de gravidade, normalmente, disse o secretário.

A maior parte do centro urbano de Macaé está localizada ao nível do mar e em alguns locais, abaixo. Ao todo, o município possui quatro saídas para as águas pluviais do centro urbano: Canal do Capote, Fábio Franco, Jesuíta e Lagoa de Imboassica (Zona Sul). Para melhorar essa drenagem, o município iniciou o Projeto Água Limpa há um ano e meio. Na primeira fase das obras, a prefeitura está investindo R$ 60 milhões. O total do projeto prevê investimento de R$ 277 milhões.

- O centro urbano só possui esses três canais para o escoamento das águas pluviais. Na hora em que a chuva começou a cair mais forte, às 17h, a maré (da lua cheia) estava alta registrando 1,20 metros. Foram mais de 177 milímetros de chuva em um dia, o equivalente a um mês inteiro de chuva. Esse volume intenso de chuva é maior que qualquer cidade pode suportar. Os bairros Visconde e Miramar foram bastante atingidos por conta da grande quantidade de água, mas ambos já estão recebendo obras do programa Água Limpa – completou o secretário.



Também participaram da vistoria o secretário de Gestão, Romulo Campos, o subsecretário de Comunicação, Fernando Marcelo, o coordenador de Defesa Civil, Eric Schuler, o secretário de Serviços Públicos,George Jardim, o presidente da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação, Antônio Carlos Sardinha, o secretário de Ordem Pública, Antônio Franco, o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, o subsecretário de Transportes, Paulo Seady, o subsecretário de Pesca, José Carlos Bento, o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, e o vice-presidente da Mactran, Moysés Moreira.

Audio

Entrevistado: Marilena Garcia Prefeita em Exercício
Reporter: Eraldo Manhães