A prefeitura de Macaé prossegue as obras de construção do novo Mercado de Peixes, na área do antigo mercado que foi demolido por não atender mais à demanda do município. O novo projeto contempla a construção de três prédios que vão abrigar as bancas para comercialização do pescado. As obras de construção de dois prédios, 1 e 3, estão adiantadas e a previsão é que devem estar concluídas e já em funcionamento no início de 2015. Depois disso, será iniciada a construção do prédio 2 que ocupará a área onde, hoje, funcionam as bancas provisórias para a venda do pescado.
O projeto de construção prevê um mercado mais moderno e funcional, a construção de área de convivência, lanchonetes, dois restaurantes, duas lojas de materiais pesqueiros, banheiros, 61 bancas de pescados e oito de verduras e frutas, fachada em madeira plástica e estrutura com vidro e com passarela interligando os prédios com acesso aos restaurantes.
As obras estão sob a responsabilidade Inbra Construtora e fiscalizadas pela Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo. Segundo a engenheira da Inbra, Ana Teles, as obras físicas do prédio 1 estão praticamente prontas e as do prédio 3 adiantadas. Cada um desses prédios contém 44 bancas com 4,31 m² cada, que receberão granito para exposição do pescado e uma pia. Contam com corredor de serviço separado e dois banheiros públicos, com acessibilidade. No final desses prédios foi construído o mezanino, com banheiros para funcionários, vestiários e escritórios para administração do mercado.
A área construída total do novo mercado é de 1.633,51 metros². O terreno será cercado e a área externa cimentada, com detalhes em granito e contará com pequenos jardins e estacionamento lateral. O prédio 2 terá 17 bancas, dois restaurantes, oito bancas para venda de legumes e flores, dois banheiros públicos e dois para funcionários. Falta a conclusão das obras da retroárea, local onde chegam os barcos trazendo o pescado.
Mesmo com a construção do novo Mercado de Peixes, a venda do pescado continua acontecendo. No espaço provisório construído pela prefeitura para abrigar as bancas, o movimento é grande, de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h, e no domingo, das 7h às 12h. Cerca de 500 pessoas movimentam o espaço nos dias de semana, mas o movimento aumenta nos finais de semana, quando mais de mil pessoas compram peixes e frutos do mar.
Enquanto aguardam as obras do novo mercado, a população recebeu bem o espaço provisório, onde os comerciantes contam com um espaço digno para atender com qualidade os compradores, com correta exposição dos produtos.
Mercado Municipal de Peixes
Desde 1924 funciona em Macaé o Mercado Municipal de Peixes e a pesca sempre representou importante atividade econômica no município. Muitas famílias sobrevivem da pesca em Macaé e para atendê-las a prefeitura conta com a Subsecretaria de Pesca, que funciona na Rua Júlio Olivier, no Centro. Os pescadores têm ainda o apoio da Colônia de Pescadores.
O movimento no antigo mercado sempre foi grande, mas o prédio não apresentava mais condições de atender com qualidade a população, por isso, a prefeitura elaborou o novo projeto, que passou por modificações para atender com mais qualidade os pescadores, comerciantes do pescado e a população.