A prefeitura de Macaé vai dar início ao Projeto Bairro Feliz, que beneficiará, inicialmente, o bairro da Fronteira, na Barra de Macaé. Segundo informa a secretaria municipal de Obras, os trabalhos de revitalização da Fronteira, através do Projeto Bairro Feliz, já estão licitados e serão iniciados em breve.
- Nos próximos 15 ou 20 dias, começará a mobilização para instalação do canteiro de obras, o primeiro passo para a execução do Projeto Bairro Feliz na Fronteira – diz o secretário de Obras, Tadeu Campos.
O projeto prevê, além da revitalização das casas, pavimentação das ruas, construção de redes de esgoto e pluvial, nova iluminação e padronização das calçadas, transformando o visual da Fronteira, trazendo não só a modernização do bairro, mas melhor qualidade de vida aos moradores, que serão beneficiados com emboço, telhado, pintura e algumas esquadrias em suas residências.
- As residências que receberão os benefícios do Bairro Feliz estão cadastradas e mapeadas. Após o início do projeto serão proibidas obras para aumentar as casas e as “puxadas”. A fiscalização da prefeitura estará vigilante para impedir invasões – , afirma Campos.
A estimativa é que cerca de 300 casas sejam beneficiadas na Fronteira, onde o projeto fará todo o trabalho de revitalização. O foco são as residências sem reboco, pintura e aquelas com alvenaria comprometida. As casas ganharão cores vibrantes e alegres, se assemelhando ao projeto do Pelorinho, em Salvador (BA).
Dentro do trabalho de revitalização, está programada também a recuperação dos telhados, que serão padronizados. O projeto contempla ainda a parte elétrica. Na Fronteira é visível o número de fiações mal feitas, uma ameaça constantes aos moradores e a prefeitura vai ordenar toda a fiação.
A proposta do projeto será levada a outros bairros, conforme solicitação do prefeito Riverton Mussi. O projeto inicial do Bairro Feliz foi elaborado pela prefeitura, mas, segundo Tadeu Campos, o prefeito tem interesse em realizar um concurso com a participação de arquitetos e engenheiros da região para elaboração do projeto em outras localidades, como a chegada da Aroeira, Novo Botafogo, entre outros, respeitando as características de cada uma. “Cada bairro tem uma característica própria e o Bairro Feliz respeitará essas características”, diz o secretário.
O Bairro Feliz da Fronteira prevê 12 mil metros quadrados de pintura, 23 mil metros quadrados de telhados, seis mil metros quadrados de emboço e mil metros de drenagem e pavimentação.