Foto: Kaná Manhães
Além de redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto, as ruas receberão asfalto e paralelepípedos
O bairro Lagomar, um dos mais populosos de Macaé, com 45 mil habitantes, entra numa nova etapa. “Vai ser uma benção”, afirma o caminhoneiro Ozedi Souza Miranda, morador da Travessa dos Lírios ao contemplar o início da segunda fase do Projeto Lagomar, obra de infraestrutura do bairro, com investimentos da ordem de R$ 21 milhões por parte da Prefeitura de Macaé.
A rua onde Ozedi mora é transversal a W 18, local em que a obra foi iniciada na segunda-feira (4), próxima à orla, como o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, havia anunciado em março. “Não aguentava mais a lama que muitas vezes não me deixava chegar até a porta de casa com meu caminhão ou me fazia atolar na rua. Ainda bem que agora vai melhorar”, comemora o morador.
Além das obras de infraestrutura com instalação de manilhas de rede de drenagem de águas pluviais e de esgoto, as ruas principais receberão pavimentação asfáltica e, as transversais, instalação de paralelos que facilitam a absorção das águas. O Lagomar será o segundo bairro de Macaé a receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está sendo construída por meio de parceria do município com o governo do estado, que será inaugurada em breve, e funcionará acoplada a uma Clínica da Família.
Na semana passada, o secretário de Obras, Tadeu Campos, e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Antunes, foram conferir o início das obras no bairro. Eles percorreram várias ruas, conversaram com moradores, em companhia do presidente e vice-presidente da Associação de Moradores do Lagomar, Watilla Cleiton Rubier da Silva (Tilinho) e Edivan Honorato Pereira, respectivamente.
Os buracos, lamas e ruas sem infraestrutura, em breve, farão parte do passado dos moradores do Lagomar, uma das áreas que mais crescem em Macaé. A previsão é que a obra dure 12 meses.
- No pico da obra, teremos 150 funcionários da Empresa Avenida, responsável pela obra, trabalhando no bairro. Inclusive, vamos oferecer vagas de trabalho na obra para os próprios moradores do bairro. Além da pavimentação das ruas, a segunda fase de urbanização no Lagomar inclui também a construção das redes de águas pluviais e de abastecimento de água, construção de calçada e meio-fio. A rede de esgoto das ruas será ligada a um tronco principal e às elevatórias localizadas dentro do bairro e lançada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Engenho da Praia, que está pronta e em fase de teste – explicou o secretário de Obras.
O vereador Paulo Antunes lembrou que a orla do bairro, atingida também pela última ressaca, poderá ser contemplada a partir de um pedido do prefeito Riverton. “A prefeitura está em entendimento com a Marinha e órgãos de Meio Ambiente para poder fazer a urbanização da orla. O mais importante é que estamos agradecidos ao prefeito por estar fazendo essa grande obra no Lagomar que é um sonho dos moradores e atende a um pedido dos vereadores de Macaé. A obra só vai parar quando tudo estiver pronto”, ressaltou o presidente da Câmara de Municipal.
O presidente da Associação de Moradores também reforçou o agradecimento.
- Estamos muito contentes com essa obra. Os moradores, agora, não vão mais precisar tirar o sapato para andar nas ruas do bairro quando ficavam cheias de lama. Fica aí o agradecimento da Associação ao presidente da Câmara Municipal e ao secretário de Obras que nos visitam aqui hoje e, ao nosso prefeito Riverton Mussi.
A Lagoa dos Patos, localizada na rua W 18, servirá como bacia de contenção para as águas pluviais. O primeiro secretário da Associação de Moradores do Lagomar e pastor da Igreja Cruzada Ministério da Fé, Antônio Pedro Leandro, também acompanhou a vistoria do início das obras no bairro.
Projeto Lagomar – A Prefeitura de Macaé iniciou, em 2006, as obras no Lagomar e já investiu no bairro R$ 29 milhões em mais da metade dos 54 quilômetros das ruas que foram pavimentadas e receberam redes de drenagem de águas pluviais e esgoto. Com a entrada em funcionamento da ETE, o esgoto do bairro será recolhido e levado para as elevatórias e para a ETE localizada no Engenho da Praia, que fica em frente ao Lagomar, do outro lado da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).