A rua do Sacramento, na Imbetiba, já está sendo preparada para receber o asfaltamento. A prefeitura já iniciou a retirada do paralelepípedo e prepara a base para a pavimentação asfáltica. A rua é uma das 60 do Centro da cidade que será pavimentada e urbanizada, através do projeto da Secretaria de Obras (Semob) que prevê recapeamento asfáltico, pintura de meio fio e urbanização das vias centrais. Na recuperação dessas ruas, a prefeitura vai investir R$ 11 milhões. O prazo de conclusão das obras é de oito meses.
De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, o projeto de recuperação das ruas do Centro faz parte do pacote de obras solicitado pelo prefeito Riverton Mussi, um investimento de R$ 100 milhões. O pacote inclui também as obras que já estão em andamento na periferia, em bairros como Lagomar, Fronteira, Novo Botafogo e Nova Holanda. Segundo Tadeu, as ações visam melhorar a qualidade de vida da população macaense e transformar Macaé numa cidade mais moderna e funcional.
– No centro da cidade, nosso objetivo é concluir a revitalização dessas ruas até o final do ano. As obras estão sendo bem planejadas, mas a execução é lenta em virtude do impacto o trabalho causa na vida das pessoas, como obstrução das garagens e dificuldade de acesso às casas. São ruas centrais, onde a movimentação de veículos é intensa. Então, tudo precisa ser bem planejado – diz o secretário.
Tadeu Campos lembra que as ruas estão situadas no centro nevrálgico da cidade e por essa razão as obras estão começando pela área periférica do centro, na Imbetiba.
- Estamos preparando as ruas periféricas para que o tráfego possa fluir mais facilmente. Quando chegarmos às ruas centrais, como Avenida Rui Barbosa e Teixeira de Gouveia, já teremos outras opções para que o trânsito possa fluir. A partir da próxima semana, já teremos três frentes de trabalho abertas nas ruas, para agilizar o trabalho. Vamos iniciar o trabalho na Agenor Caldas – diz o secretário.
Entre as ruas que receberão melhorias estão a Alfredo Backer, Télio Barreto, Governador Roberto Silveira, Silva Jardim, Teixeira de Gouveia, Velho Campos, Vereador Abreu Lima, Francisco Portela e Júlio Olivier. Mesmo sendo as calçadas de responsabilidade dos proprietários das residências, é objetivo da Semob padronizar e regularizar os passeios públicos e construir rampas para a acessibilidade aos portadores de deficiência.