Foto: Poliana Werneck
A ação aconteceu nesta quarta-feira (10)
A Odebrecht Ambiental recebeu, nesta quarta-feira (10), alunos do quarto ano da Escola municipal Letícia Peçanha de Aguiar. A ação aconteceu por meio do Programa “Portas Abertas” que tem como objetivo receber alunos, professores e representantes da comunidade para visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mutum. A proposta da visita é apresentar o funcionamento da estação e também as ações desenvolvidas na cidade para captar e tratar o esgoto pela Parceria Público Privada (PPP), da qual também participa a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane).
Os alunos visitaram todas as instalações da ETE Mutum, inclusive os dois tanques responsáveis por coletar e tratar 40 litros de esgoto por segundo, conhecendo o sistema de tratamento desta estação que funciona captando e tratando o esgoto das localidades situadas no entorno da Lagoa de Imboassica.
De acordo com a Odebrecht Ambiental, antes da visita ao “Portas Abertas” é feito um trabalho de conscientização por meio do projeto “Geração ambiental”. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, durante o trabalho, são abordados temas como meio ambiente; água; tratamento de água, esgotamento sanitário e lixo com alunos e professores de várias escolas da rede municipal durante o ano letivo.
Para a professora Rosemere de Jesus Amorim, a proposta é ver a transformação na vida dessas crianças. “Esse programa visa sensibilizar o aluno para que ele tenha em mente a possibilidade de mudança na sociedade por meio da educação”, disse.
O Programa Portas Abertas já atendeu 207 pessoas de entidades, órgãos municipais e universidades. A proposta é realizar em outros municípios do Brasil, onde a concessionária está presente e abre as estações de Tratamento de Esgoto para visitação.