Oficina Itinerante de Beleza representará Macaé em exposição no Rio de Janeiro

27/10/2014 16:04:00 - Jornalista: Ana Menezes (estagiária*)

Foto: João Barreto

A oficina oferece aulas de artesanato no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha

A Oficina Itinerante de Beleza representará Macaé na Exposição da Transpetro sobre Meio Ambiente e Responsabilidade Social, no Rio de Janeiro, entre os dias quatro a sete de novembro. O tema será "Casa Mobiliada com Garrafa PET". A oficina, em parceria com a Secretaria Municipal de Agroeconomia, oferece aulas de artesanatos no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, onde alunos aprendem a transformar materiais recicláveis, que antes iriam para o lixo, em objetos e móveis para casa e escritório. A iniciativa visa criar móveis reciclados de forma sustentável, além de formar novos profissionais para o mercado de trabalho.

Para essa exposição, cerca de 2.180 garrafas foram reutilizadas na confecção de dois sofás, uma mesa de centro, quatro pufs, uma poltrona do papai com descanso de pés, e uma cama de solteiro que está sendo montada. Além de três cadeiras infantis, uma mesinha, lixeira, e uma bolsa feita com lacre da garrafa.

De acordo com a responsável pela oficina, Rosemarcia da Silva Loureiro, a "Lola", os móveis são resistentes e suportam até 300 quilos de densidade. "No meio ambiente, uma garrafa demora, em média, 400 anos para se deteriorar. Precisamos cuidar do nosso planeta e transformar vidas através do trabalho sustentável", destacou.

O secretário de Agroeconomia, Aurélio Vasconcelos, informou que a Prefeitura cedeu o espaço para o projeto com a proposta de apoiar e dar oportunidade para futuros profissionais, e destacou a geração de renda. "Mães de família que geralmente são donas de casa podem participar, e adquirem uma profissão que pode ser atuada dentro do seu próprio lar".

Ele ainda frisou que esse projeto agrega Funcionalidade ao Parque. "Temos a função social de convidar mais pessoas a participarem e usufruir do nosso espaço. Essa ação contínua descobre novos talentos, e tenho certeza que após a exposição no Rio de Janeiro, novas portas serão abertas" enfatizou.

A oficina existe há cinco anos, e recebe apoio das empresas Transforma, Gerenciamento de Resíduos, Laboratório Bioanálise, Evaldo Costa, Veterinária Reunidos, Sistema Integrado de Transporte (SIT-Macaé) e do Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo), onde semanalmente uma kombi é preenchida de garrafas PETs, por meio de doação dos alunos. E também conta com o apoio de toda sociedade. A entrega das Pets pode ser feita no Parque de Exposições, de segunda à sexta-feira, no horário comercial.



Cursos Profissionalizantes de Beleza

Além do curso de artesanato, a Oficina Itinerante de Beleza oferece também cursos profissionalizantes gratuitos de manicure, cabeleireiro, podólogo e barbeiro. Nesta segunda-feira (27), a turma de manicures cumpriu mais uma etapa do curso, e aprenderam também algumas técnicas de unhas decoradas. Cerca de 16 mulheres participam das aulas, e a equipe conta com seis profissionais.

"Formar profissionais que possam exercer sua profissão sem sair de casa é o nosso objetivo, são profissões exercidas sem dificuldades, e algumas já estão praticando. Uma das alunas fatura cerca de R$ 120 a 200 por dia, fazendo unhas de amigas e vizinhança. Algumas trazem seus filhos pro curso, e não criamos problema nisso, além de existir essa flexibilidade de horário que elas podem escolher para trabalhar", comentou a professora do curso de manicure, Erzilene Rodrigues.

No final, os alunos recebem certificado de conclusão. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo número (22) 99832-6325 e informar o nome completo e o curso que deseja fazer, ou comparecer de segunda à sexta-feira ao Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, Km 171 - s/nº , São José do Barreto.



Oficina Itinerante de Beleza

A ONG Oficina Itinerante de Beleza realiza visitas aos hospitais, onde fazem unha, sobrancelha e maquiagem nos pacientes. A equipe ajuda na alta estima das pessoas internadas no Hospital Público de Macaé (HPM), Hospital Municipal da Criança, e no Hospital São João Batista (HSJB), além de interagir com as crianças que fazem o tratamento de Equoterapia, realizado no Parque.

*Com supervisão da Secom


Fotos Relacionadas