logo

Oficina literária reúne poetas na Biblioteca Municipal

05/06/2006 14:37:19 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Os amantes da poesia não podem perder a oficina literária O Mapa de Pasárgada, que acontece na Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, de 09 de junho a 11 de julho. As aulas ocorrem nas terças e sextas-feiras , das 20h às 22h. Serão dez encontros. Ao final do curso, os participantes receberão certificados. Tudo é gratuito. Os interessados devem se apressar, pois são apenas 20 vagas. Inscrições na biblioteca, localizada na Avenida Rui Barbosa, 780 – 1º andar, no Centro Macaé de Cultura.

Segundo o coordenador da oficina, o poeta e professor Gerson Dudus, o objetivo das aulas é conhecer melhor a poesia moderna, promovendo o desenvolvimento da expressão escrita. Ele diz que o fundamento da poesia moderna brasileira baseia-se nos trabalhos dos poetas Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto. “Estamos completando 120 anos de nascimento de Manuel Bandeira”, avisa Dudus. Ele convida alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares a participarem do evento, através de idas às instituições de ensino.

- A poesia moderna brasileira está no ápice, reconhecida internacionalmente pelo alto nível. Na poesia moderna há utilização de linguagem coloquial, facilitando a leitura, mas não o entendimento. Já a poesia clássica tem forma fixa, necessidade de rima, evitando temas não considerados poéticos como o feio, o dia-a-dia das pessoas ou um saco de papel. Tudo isso é aproveitado na poesia moderna, onde não há nada que não seja poético, registra Dudus.

Durante o curso o professor mostrará poemas de William Carlos Willians (século XX), um dos mais importantes poetas modernos americanos e do francês Baudelaire (século XIX). Além disso, os alunos – universitários, estudantes do ensino médio e amantes da poesia – irão ver, através do livro de prosa Itinerário de Pasárgada, como Bandeira construiu os poemas. Livros de poesia e prosa de Manuel Bandeira encontram-se disponíveis na Télio Barreto.

Cada pessoa que participar da oficina receberá apostila de 80 páginas, contendo os principais poemas de Bandeira, com os mais variados temas. Por exemplo, a morte e a relação entre a realidade e a imagem, analisando cada assunto para a poética de Bandeira. “Em cada aula haverá exercícios específicos para desenvolver a criação dos poetas”, afirma Dudus.

A oficina O Mapa de Pasárgada é uma promoção da Fundação Macaé de Cultura e relaciona-se às comemorações aos 65 anos da Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto.

Gerson Dudus é mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre os anos de 1990 e 1996, trabalhou em projetos culturais e oficinas literárias em São Paulo. Graças a estas últimas, coordenou grupo de poesia que desenvolveu várias performances e apresentações no ABC paulista. Este grupo, chamado de Pimenta Meeting, teve a duração de 1994 a 1997. Autor de três livros de poesia, leciona na Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e na Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic).