Foto: João Barreto
Objetivo foi chamar a atenção para prevenção ao câncer de mama
A Oficina Saúde da Mulher foi realizada na manhã desta terça-feira (31), no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). O objetivo foi chamar a atenção das mulheres sobre a importância do cuidado com o corpo. A programação faz parte do "Outubro Rosa", dedicado à prevenção ao câncer de mama.
A professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Rio das Ostras, Paula Cirelli, conduziu a roda de conversa. Ela também faz parte do movimento 'Chega de Estupros'. "Fiquei muito feliz com o convite. Não sou da área de saúde, mas quero chamar a atenção das mulheres para cuidar do corpo, inclusive dos seios", afirmou.
Paula realizou uma dinâmica com as participantes, com o objetivo de falar sobre o assunto de uma forma descontraída, abordando temas como padrões de beleza, saúde e como a mulher é cobrada na sociedade.
- A menina foi educada para não se autoconhecer, como se fosse feio tocar no próprio corpo e muitas mulheres acabam morrendo porque não se cuidaram e tiveram vergonha de fazer o autoexame. A mulher tem que ter consciência que o corpo é dela, ressaltou.
De acordo com informações da assistente social do Ceam, Sandra Caldeira, a roda de conversa tem como objetivo ser um espaço informativo para que as mulheres assistidas pelo centro possam ter a oportunidade de trocar ideias e tirar suas dúvidas sobre o assunto.
A diarista Lourdes Pio disse que ficou muito contente de participar da roda de conversa pela primeira vez. "Vim acompanhando a minha irmã e achei muito interessante a dinâmica e as informações que nós trocamos aqui nesse espaço", afirmou.
A aposentada Rizete Medeiros destaca que sempre participa das atividades oferecidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher. "Gosto de participar e acho muito importante me manter informada e ativa. Faço regularmente todos os exames e a mulher não deve ter vergonha de se tocar e buscar ajuda", opinou.
Ceam
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) funciona na Rua São João, 33 - Centro (ao lado da Delegacia Legal), onde as mulheres vítimas de violência encontram todas as orientações e suporte. Atendimentos com assistente social, advogada, psicóloga, entre outros profissionais, são oferecidos. O telefone para denúncia é o Disque-Mulher: 0800 282 2108.