logo

Oficinas de Reforço Escolar vão atender a 900 alunos

08/05/2007 17:40:47 - Jornalista: Simone Noronha

Cerca de 300 profissionais da Secretaria de Educação de Macaé participaram nesta terça-feira, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, do lançamento do projeto “Oficinas de Reforço Escolar: Língua Estrangeira e Educação Ambiental”. As oficinas são fruto de convênio firmado entre o município e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com apoio do Instituto Brasileiro de Integração Corporativa e Institucional (IBICI). O projeto vai beneficiar 900 alunos da rede municipal.

O projeto será implantado em seis escolas – Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Ancyra Gonçalves Pimentel, Botafogo, Balneário Lagomar, Neusa Goulart Brizola e Eraldo Mussi. As oficinas prevêem ações para alunos, professores e pais, com a formação de monitores que trabalharão nas oficinas de reforço escolar para alunos. As oficinas vão atender a alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, duas vezes por semana.

As aulas de reforço serão dadas fora do horário escolar por 80 monitores que irão passar por curso de formação específica. Os alunos terão atividades lúdicas e recreativas através de dinâmicas temáticas por área. Nas escolas Professora Maria Isabel Damascenos Simão, Ancyra Gonçalves Pimentel e Botafogo participarão do reforço de Língua Estrangeira. Já os alunos do Balneário Lagomar, Neusa Goulart Brizola e Eraldo Mussi participarão de oficinas de reforço escolar e Educação Ambiental.
De acordo com a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, o projeto tem como objetivo desenvolver as potencialidades dos alunos e de suas famílias por meio de ações educacionais complementares, que fortaleçam a auto-estima e enriqueçam a ação educativa da escola, garantindo a formação de professores e da equipe técnica das escolas.

A sub-secretária de Educação, Leda de Lima Vieira Moraes, afirmou que a importância do projeto reside no fato de que a família dos alunos estará envolvida. “A família é a base e precisa estar presente na escola”, comentou. A gerente de projetos do Instituto Brasileiro de Integração Corporativa e Institucional. (IBCI), Roberta Barreto, ressaltou a ousadia da prefeitura ao propor ao FNDE um projeto de tamanha grandeza.

Os professores das escolas envolvidas no projeto participarão de oficinas que contextualizarão as práticas educativas com as atividades de reforço escolar, com 25 horas de formação. O projeto prevê ainda atividades de apoio a 240 famílias, sugerindo sua participação no contexto escolar, sensibilizando-as para a educação de crianças e jovens na mediação harmoniosa de conflitos no processo ensino e aprendizagem e resgatando valores. Todas receberão material específico para integração ao cotidiano escolar e sugestões de atividades no lar.

A aula inaugural do curso para os monitores foi dada pelo professor Júlio César Furtado, que abordou o tema “O professor frente à atitude de ensinar e aprender”. O professor falou da mudança de paradigmas na sociedade atual e da necessidade do professor acompanhá-la e rever sua forma de atuar em sala de aula.