logo

Oi / Macaé vai a Cabo Frio enfrentar o Fiat / Minas

10/01/2006 14:27:47 - Jornalista: Renata Luz

O vôlei feminino do Oi / Macaé fará nesta quarta feira (11), às 20 h, o primeiro jogo de 2006, e o adversário é um velho conhecido, o Fiat / Minas. As duas equipes já se enfrentaram quatro vezes durante o campeonato estadual carioca, com quatro vitórias para Macaé. Esse será o primeiro confronto dos times na Superliga. O jogo acontece no Ginásio Municipal de Cabo Frio.

O Fiat / Minas tem duas jogadoras ente as maiores pontuadoras da competição, Fernanda Garay e Joycinha, que juntas macaram102 pontos. Do outro lado está o Oi / Macaé, que tem três atletas entre as melhores na defesa: Miny, Érica e Fofinha. A gaúcha Fernanda Garay, de 19 anos, marcou 47 pontos de ataque e ainda nove de bloqueio e três de saque. Sua companheira Joycinha, paulista de 21 anos, acertou 55 ataques e quatro bloqueios.

Mas fazer a bola cair na quadra do Oi/Macaé não tem sido fácil. A equipe carioca é a segunda mais eficiente no fundamento, com 41,89% de aproveitamento, atrás apenas do Finasa/Osasco (SP), com 48,64%. E as ponteiras Érika (sexta no ranking, com 50,63% de aproveitamento) e Fofinha (oitava, com 45,71%) e a líbero Miny (sétima, com 49,35%) têm sido fundamentais para este desempenho.

Após quatro rodadas, o Oi/Macaé está invicto e ocupa o segundo lugar na tabela de classificação, ficando atrás do Rexona-Ades apenas no set average (divisão dos sets vencidos pelos sets perdidos). “Voltamos com força total depois da parada das festas de fim de ano. E desde o primeiro treino a concentração é total no Fiat/Minas. Estudamos bastante o adversário, principalmente a movimentação do ataque para que possamos ter um bom posicionamento. Elas também têm um bom bloqueio. Temos que fazer nosso saque prevalecer e acertar o passe”, analisa Miny, brasiliense de 24 anos, que voltou ao Brasil nesta temporada após passagem pelo vôlei espanhol.

Além do fundamento de defesa, Macaé também pode contar com a experiência e a força da oposta Elizangela, que é a maior pontuadora da competição, com 68 pontos (57 de ataque, dois de bloqueio e nove de saque). Lili, como é chamada no clube, também é dona do melhor saque da superliga, com 15,79% de aproveitamento.