Foto: Juranir Badaró
Esta foi a primeira fase da avaliação, que movimentou diversas escolas de Macaé.
“Somando novos talentos no Brasil”. Este é o tema da nona Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que foi aplicada nesta terça-feira (4) nas escolas municipais cadastradas. Cerca de 20 mil estudantes do primeiro ao nono anos, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio da rede municipal participaram.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelos ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Para melhor atender os alunos, a OBMEP subdividiu a prova em níveis. Esta foi a primeira fase da avaliação, que movimentou diversas escolas de Macaé. Entre elas, a Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, situada no bairro Costa do Sol. Cerca de mil alunos da unidade realizaram a avaliação, que foi alvo de elogios para os participantes e professores.
Aplicação- O aluno Maicon Gomes Moreno, de 13 anos, adorou a avaliação. O estudante, que vai receber a medalha de ouro da OBMEP 2012 no dia 19 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, destaca que ama Matemática e que “tirou de letra” a prova. “Amo Matemática, principalmente Geometria e conteúdos como poliedros regulares e suas planificações e a relação de Euller nos poliedros”, ressaltou.
A mãe Valéria Gomes Moreno e a professora de Matemática, Geórgia Barbosa, destacaram que Maicon é muito empenhado.
- A prova deste ano abrangeu muitas questões de raciocínio lógico. Considero a OBMEP uma oportunidade para os alunos pensarem mais nos estudos e na Matemática e deixarem a tecnologia um pouco de lado, pois no momento do vestibular eles serão cobrados - falou Geórgia.
Outra estudante satisfeita com a OBMEP é Ana Luísa Barreto, de 13 anos. “Gosto muito de Língua Portuguesa, mas a avaliação de Matemática foi muito boa e fácil”, contou, acompanhada da professora Célia Furlan Araújo. “Estou há oito anos na rede municipal e considero avaliações como estas essenciais para pontuarmos as dificuldades dos alunos durante as aulas, no período em que utilizamos o caderno de provas como instrumento de trabalho”, disse.
A prova etapa da OBMEP vai abranger uma coletânea com questões, sugestões e problemas com abordagens de aritmética e geometria. O material encaminhado pela coordenação regional da OBMEP consiste em testes que envolvem lógicas, jogos e combinatórias.
Para um dos coordenadores de Matemática do 6º ao 9º anos, Sérgio Gonçalves, a OBMEP conseguiu movimentar as unidades escolares. “Esta é uma avaliação diagnóstica de importância, que tem como um dos objetivos incentivar o estudo da Matemática, descobrir talentos e destacar alunos para a carreira acadêmica”, disse.
O próximo passo será no dia 18 (terça-feira), data-limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a segunda fase da avaliação. A segunda etapa será aplicada no dia 14 de setembro, com os alunos que conseguirem os melhores resultados. Nesta última etapa, a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática será discursiva.
A premiação da OBMEP será de medalhas e menções honrosas para os melhores resultados. Os professores dos estudantes vencedores também ganharão placas de homenagem. Também está prevista a distribuição de softwares relacionados ao ensino da matemática e troféus para as escolas que apresentarem melhores desempenhos.