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Olimpíada de Matemática movimenta 19 unidades

17/08/2011 17:54:54 - Jornalista: Joice Trindade

Incentivar alunos a estudar matemática e manter a qualidade da educação básica. Com estes objetivos, a rede municipal de ensino aplicou nesta quarta-feira (17), a VII Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2011. A primeira fase da avaliação movimentou 19 unidades municipais com a participação de 10.644 estudantes do 6° ao 9° anos de escolaridade, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do Colégio de Aplicação (CAp/Funemac) .

A correção da prova será feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP. No dia 3 de outubro será realizada a divulgação dos classificados para a segunda fase, que será discursiva e vai acontecer no dia 5 novembro. Serão selecionados para esta etapa 5% (cinco por cento) dos alunos com maior pontuação de cada nível em cada escola.

O exame contou de 20 questões de múltiplas escolhas voltadas para raciocínio lógico, interpretação, problemas e contextualização. Na Escola Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, mais de 1.100 estudantes realizaram a prova. De acordo com a diretora da unidade, Lucy Caldas Simões, a Olimpíada de Matemática é mais do que positiva para a renovação do processo pedagógico. “Nossos professores e alunos ficam muito motivados e ansiosos com a aplicação da prova. Até mesmo, porque no ano de 2010, o aluno Lennox Macfarlane, ganhou medalha de prata. Nossos estudantes estão bastante empenhados em conseguir bons resultados”, diz.

Da mesma opinião é a professora de Matemática Anete Kyo. Ela afirma que a aplicação da prova representa um termômetro de como está o ensino. “Ficamos entusiasmados com a mobilização dos alunos. Muitos deixam de temer a disciplina e se dedicam mais aos estudos”, conta. Animados com a prova, os alunos do 6° ano de escolaridade Roberto Ribeiro dos Santos, 12 anos e Priscila Correia da Silva de 11 afirmam que desejam “fazer bonito na prova” para ganhar medalhas. “Gosto de Matemática, daí fica mais fácil encarar as questões”, lembra Roberto. Já Priscila Correia admite que tem mais afinidade com a disciplina de Ciências, mas que tentou fazer o melhor na prova. “Quero ser médica. Então tenho que ser boa em todas as disciplinas".

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a Olimpíada de Matemática segue a proposta de reforçar a qualidade de ensino da Educação Básica. “Diante de avaliações como estas integramos educadores e estudantes. Desta forma, estamos conseguindo despertar o prazer em aprender matemática e buscar talentos. Seguimos a ação incentivadora e integradora de descobrir e premiar novos talentos na área, incluindo alunos, professores e as respectivas secretarias de Educação. Esta é uma competição que mobiliza toda a comunidade escolar” completa.

Para as coordenadoras de Matemática da Secretaria de Educação, Norma Tanus e Vanessa Arenari, a cada ano, a olimpíada se consolida realçando a valorização do ensino e incentivando aos alunos quanto à matemática. “A expectativa da secretaria é das melhores. Nos anos anteriores alunos da rede municipal se destacaram. Através da avaliação, os educadores conhecem novas metodologias. Os conhecimentos matemáticos também consistem em ferramentas direcionadas à compreensão dos conceitos em outras áreas”, pontuam.

Calendário- O cronograma da olimpíada segue até próximo ano. Entre os dias 3 a 21 de outubro, será o período para as escolas indicarem, no site da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a segunda fase, que está prevista para dia 5 de novembro. A divulgação do resultado final está prevista para fevereiro de 2012.

A Olimpíada de Matemática ocorre anualmente entre as escolas públicas municipais e federais, é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Neste ano, a lista de premiação vai contemplar alunos com 300 medalhas de ouro, 99 de prata, 1.800 de bronze, além de 30 mil certificados de menção honrosa. Também está previsto a entrega de bolsas de Iniciação Científica Jr do CNPq: professores, com computador portátil com programas para o ensino da matemática; as escolas, com programas para o ensino da matemática e kit como livros e vídeos e as secretarias de Educação, com troféus.