Ompetro se reúne durante Feira Brasil Offshore

21/05/2007 09:17:22 - Jornalista: Janira Braga

A Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) já tem a data da próxima reunião: será dia 20 de junho, às 11 horas, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), durante a realização da Brasil Offshore, que começa na véspera, dia 19, terça-feira e será promovida até o dia 22, na sexta-feira.

Formada por Macaé, Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Quissamã, Rio das Ostras, São João da Barra e Niterói, a Ompetro defende os interesses dos municípios produtores de petróleo e tem conseguido vitórias importantes para as cidades, como a retirada da pauta da décima Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios do pleito sobre a redistribuição dos royalties.

Durante a Brasil Offshore, os prefeitos da Ompetro vão discutir, entre outros assuntos, o desempenho dos royalties e das participações especiais pagas aos municípios pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Já a Brasil Offshore vai apresentar e discutir as novas tecnologias em exploração de petróleo em águas profundas e destacar as novidades do setor.

Multinacionais como a Petrobras, Schlumberger e Halliburton já confirmaram presença na feira, além de expositores e empresas da Noruega, China, França, Alemanha, EUA, Reino Unido, entre outros países. Promovida pela Media Group do Brasil, a MG do Brasil, com apoio da prefeitura de Macaé, o evento terá cerca de 500 expositores e área de exposição ampliada de 24,1 mil metros quadrados para 27 mil metros quadrados.

A prefeitura já começou a revisão do pavilhão do Centro de Convenções para a realização do evento internacional e vai apoiar com estrutura e logística. Além disso, a prefeitura terá um estande onde mostrará as potencialidades econômicas da cidade, as facilidades para negócios e o vigor para abrigar novos empreendimentos dentro da cadeia produtiva do petróleo e gás e fora dela.

Outros atrativos da feira são as conferências organizadas pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e as rodadas de negócios promovidas pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Uma das metas para a feira, este ano, é incrementar a internacionalização do evento, o que é uma tendência globalizada.