Depois das férias, é momento de conhecer um pouco mais sobre economia. Para isso, a equipe do Orçamento Participativo está retornando às escolas de Macaé divulgando o OP Jovem, com palestras e a apresentação da peça de teatro, encenada pelos atores do grupo Acto. O Colégio Maria Letícia Santos Carvalho, localizada na Rua Projetada, 130, na Granja dos Cavaleiros, recebeu as apresentações do projeto nesta terça-feira (9).
O Maria Letícia Santos Carvalho foi escolhido para iniciar o ciclo em agosto. Com três apresentações de teatro seguidas de uma breve palestra formulada pela equipe do Orçamento Participativo, os alunos foram conscientizados do que é receita, despesa, de como elaborar um orçamento e como escolher obras e melhorias para seu bairro e sua cidade.
Nesta quarta-feira (10) os alunos do Cemac, localizado na Rua da Igualdade, no Centro, receberão a visita da equipe do Orçamento Participativo. A peça será encenada às 8h30 e depois às 14h no mesmo colégio. E no dia 12, será a vez dos alunos do Ciep Oscar Cordeiro, com apresentações. O Ciep está localizado na Avenida Pestalozzi, 481, no Parque Aeroporto.
A coordenadora do Orçamento Participativo, Rosane Miranda, detalha que, em todas as apresentações, a equipe explica o que é um orçamento, como a comunidade participa e no lançamento do OP Jovem, é entregue a cada aluno uma cédula onde ele pode escolher até três temas que acha mais importantes e necessários para sua comunidade, além de ter um espaço para escrever sugestões ou mesmo críticas.
Além da pesquisa, os alunos estão sendo convidados a indicar dois representantes de cada unidade para formar a partir de agosto, o Conselho Deliberativo do Orçamento Participativo Jovem. Nele, os alunos representantes receberão capacitação, farão partes de eventos sociais e culturais e servirão ainda como multiplicadores do OP Jovem em suas escolas e mesmo na comunidade. Essa idéia é bem aceita pelos jovens, tanto que em todas as unidades visitadas há sempre alguém que se apresenta como voluntário para fazer parte desse projeto de cidadania que o prefeito Riverton Mussi implantou na cidade desde 2010.