Foto: Secretaria de Ordem Pública/Secretaria de Ambiente
Força-tarefa coíbe irregularidades desde a região litorânea até a serra
A Operação Carnaval continua neste domingo (14) em Macaé com o objetivo de evitar aglomerações, conscientizar a população em época de pandemia e preservar o meio ambiente. No sábado (13), no Sana, a força-tarefa coibiu som alto em um restaurante e orientou os estabelecimentos comerciais. Neste domingo (14), até o momento, não há registro de incidências. Entre as ações está a distribuição de máscaras.
O indicado a secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira, informou que além do efetivo normal da Guarda Municipal, a corporação, a Guarda Ambiental e o Grupo de Apoio Operacional (GAOp) seguem com reforço de mais 200 homens, distribuídos nos quatro dias de Carnaval. "Estamos orientando a população e somando forças com as demais instituições responsáveis pela segurança pública, cuidando da nossa região e dos macaenses", disse o secretário.
De acordo com Oliveira, no primeiro dia da Operação Carnaval, no sábado (13), o trabalho se iniciou com normalidade e com os agentes da Guarda Municipal, GAOp e Guarda Ambiental cobrindo todos os pontos da cidade, atuando também de forma expressiva na Região Serrana.
A operação atua em pontos específicos de Macaé, como as praias do Pecado e Cavaleiros. Foram organizados pontos de fiscalização e orientação no Trevo 26, próximo ao Parque Municipal Atalaia, na entrada na Areia Branca. Na Região Serrana, a atuação da Secretaria de Ordem Pública visa garantir a ordem no acesso às cachoeiras, como Duas Barras, Laje e Siriaca.
A Operação Carnaval conta com a atuação de órgãos como a Guarda Municipal, Guarda Ambiental, GAOp, Polícia Militar, Posturas, Vigilância Sanitária e secretarias de Ordem Pública, Interior, Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Turismo, Ambiente, Saúde, Casa Civil e Serviços Públicos.
O Secretário Adjunto de Segurança, Marcos Possati, acrescentou que a operação atua nas Bicudas Grande e Pequena, Glicério e Córrego do Ouro. "Estamos conscientizando a população quanto ao uso do espaço ambiental sem degradar e também em relação a aglomerações", lembrou. Toda a região litorânea de Macaé é abrangida.
"Junto com a Mobilidade, como no Terminal Central, Praia Campista, Lagoa e Praia do Pecado, a Postura conscientiza e informa sobre horário e maneira de atuação de bares e restaurantes. Ontem (sábado) a operação foi feita com total fluidez, hoje (domingo) começou desde a serra até a cidade, com muita conscientização e proximidade da população. A distribuição de máscara ocorre desde o Sana até a orla", detalhou.
Do Sana, o Subsecretário de Ambiente e coordenador da Pronta Ação da prefeitura, César Romero, afirmou que o caso no distrito de som alto teve ação imediata do GAOp e que recebeu boa aceitação por parte dos moradores. "Estamos fazendo uma conscientização para um meio ambiente sustentável. Nas cachoeiras está tudo organizado, sem churrasqueiras e vamos seguir durante todos os dias de Carnaval", pontuou.