A Prefeitura de Macaé continua com a operação para retirada de veículos abandonados das vias públicas do município. E houve uma resposta positiva por parte da população, pois diversos veículos foram removidos das vias públicas voluntariamente, após a notificação aos proprietários por parte da Secretaria de Mobilidade Urbana que solicitava a retirada em até em até 72h.
A etapa de notificações, realizada de acordo com a demanda de solicitações feitas pela população, aconteceu na terça-feira (3), quando a equipe da Mobilidade visitou os bairros Praia Campista, Miramar, Granja dos Cavaleiros e Cajueiros. Em todos os casos, o proprietário retirou o seu respectivo veículo voluntariamente. E, devido a estas remoções voluntárias, a área de atuação foi ampliada também aos bairros Imboassica e Valentina Miranda.
Somente no caso do Valentina Miranda o veículo, em visível estado de abandono, teve que ser removido. A ação de recolhimento aconteceu nesta sexta-feira (6), em parceria com a Coordenadoria de Posturas e com o apoio da empresa Rodando Legal.
Para reavê-lo, o dono precisa regularizá-lo. Para isso, deve primeiro dirigir-se a Coordenadoria de Posturas e solicitar autorização de liberação do veículo, que só será expedida após o pagamento da multa administrativa prevista no Código de Posturas do Município, além de outras exigências legais. Depois é preciso solicitar o ofício para a liberação do Detran, onde está registrado o veículo, e, por fim, encaminhar-se ao Rodando Legal para o pagamento das taxas de remoção e diárias devidas.
- Os veículos abandonados, além de atrapalhar o tráfego de automóveis e de pedestres, colaboram com a propagação de doenças e com a insegurança. Por isso a equipe está empenhada em cumprir o que determina o Código de Posturas Municipal, notificando os proprietários e recolhendo os veículos, se necessário. A intenção é conscientizar as pessoas - disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.
Operação - Esta ação já foi realizada no bairro Sol y Mar, onde a iniciativa da Prefeitura em convocar os proprietários para que retirassem os carros das ruas teve um efeito positivo, já que dos 11 veículos notificados, nove foram retirados pelos proprietários e somente dois tiveram que ser recolhidos e levados para o pátio da empresa Rodando Legal.
As operações continuarão regularmente, e acontecerão bairro a bairro. “Os proprietários serão convocados a retirá-los da via, mas, em caso de não cumprimento, esses veículos poderão ser removidos se estiverem em desacordo com a regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no que diz respeito a estacionamento e circulação”, afirma o subsecretário de Trânsito, Julio Mangueira.
Essa operação é executada de acordo com levantamento realizado pela equipes da Mobilidade e a Coordenadoria de Posturas, além das solicitações da população, por meio do telefone 2765-2963.