Conscientizar os futuros cidadãos macaenses da importância de fazer as escolhas de obras e serviços necessários para sua comunidade a sua cidade é a proposta da criação do projeto Jovem. O projeto será implantado ainda nesta semestre pela coordenadoria do Orçamento Participativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O anúncio foi dado nesta segunda-feira pela coordenadora do Orçamento Participativo de Macaé, Rosane Miranda Assumpção, durante reunião com os delegados do segmento, no auditório do Paço Municipal. Estavam presentes ao evento, o vereador Danilo Funke, a subsecretária de Planejamento de Macaé, Deyse Aparecida Carvalho da Frota, a secretária de Planejamento de Rio das Ostras, Rosemarie da Silva de Souza Teixeira juntamente com três presidentes de OP Jovem riostrense.
Durante a reunião, os delegados do Orçamento Participativo foram informados com detalhes sobre a implantação das obras escolhidas por voto popular da população. Este ano, as reuniões plenárias começaram a partir de junho, quando as obras já elencadas estarão com suas licitações concluídas. Nessa oportunidade, os delegados estarão escolhendo novas prioridades para suas comunidades e para toda a cidade.
O prefeito Riverton Mussi, na atual gestão demonstrou que deseja a população mais atuante em seu governo e implantou o Orçamento Participativo, instrumento em que o cidadão de maneira popular, democrática e comunitariamente escolhe através de votação, as obras e serviços mais necessários a cada comunidade. Dentro do Orçamento Participativo, Macaé foi dividida em nove setores administrativos contemplando todos os bairros, as áreas rurais e serrana.
Acompanhando de perto as ações desenvolvidas através do Orçamento Participativo, o prefeito está satisfeito com os resultados apresentados. O Orçamento Participativo de Macaé tem 5% de todo o orçamento municipal para aplicar em obras eleitas pelos delegados. Este ano, a maior parte das obras propostas diretamente pelas comunidades é a construção de unidades de educação infantil.
Essa priorização de obra fez com a coordenadoria do Orçamento Participativo e da Câmara Permanente de Gestão (CPG) presidida por Romulo Campos optassem pela criação do Orçamento Participativo Jovem, visando preparar o futuro munícipe a atuar diretamente na administração pública utilizando-se dessa ferramenta popular e democrática que é o Orçamento Participativo.
Nesta quarta-feira, o secretário Municipal de Educação, Guto Garcia estará recebendo a coordenadora do Orçamento Participativo, Rosane Miranda. Na oportunidade, o projeto do Orçamento Participativo Jovem será apresentado para os componentes da Educação para a parceria e lançamento em conjunto desse novo projeto democrático proposto pela administração de Riverton Mussi para a cidade.
Apresentação aplaudida
Foi bastante aplaudida a apresentação do Orçamento Participativo Jovem de Rio das Ostras feita pela secretária Municipal de Planejamento daquela cidade, Rosemarie da Silva de Souza Teixeira. Ela falou aos delegados de todo o processo de criação, que assim como de Macaé brotou dos anseios populares a necessidade de dar oportunidade aos jovens cidadãos de conhecer e aprender a lidar com esse novo instrumento democrático de gerenciamento administrativo.
O sucesso do OP Jovem de Rio das Ostras é tamanho que, seus presidentes já estiveram na Itália a convite do governo local para apresentar o programa para as comunidades italianas, no segmento jovem. Rosemarie tem feito apresentações sobre o sucesso no segmento, bem como do Orçamento Participativo de Rio das Ostras, que vem norteando 100% das obras em andamento na cidade.