Orçamento Participativo de Macaé promove sua primeira reunião

05/04/2011 15:03:08 - Jornalista: Tânia Garabini

Eleitos pelas comunidades que representam, os delegados do Orçamento Participativo de Macaé se reúnem nesta terça-feira (5), às18h, no primeiro encontro deste ano. A reunião será realizada no Paço Municipal. No encontro, os delegados terão informações sobre esse mecanismo popular e democrático.

Na oportunidade, a secretária de Planejamento do Rio das Ostras, Rosemarie da Silva de Souza Teixeira fará uma palestra do OP Jovem, implantado na cidade vizinha. A reunião é o primeiro passo, este ano, para ampliar o conhecimento dos participantes sobre leis, obras, sobre o próprio Orçamento Participativo e também do OP Jovem que Macaé passará a contar.

Rosane Miranda, coordenadora do Orçamento Participativo explica que, a reunião destina- se a fornecer melhor informação de nossas ações a toda a comunidade.

- Como a coordenadoria vai implantar o Orçamento Participativo Jovem - e esse é um processo popular - procuraremos embasar e dar fundamento teórico aos delegados sobre esse procedimento, explicou.

O Orçamento Participativo é um instrumento onde toda a população de Macaé pode escolher por meio de plebiscito, em suas localidades, quais obras ou melhorias serão implantadas. Atualmente, a prefeitura de Macaé destina 5% de seu orçamento a construir as obras propostas pelos delegados do Orçamento Participativo escolhidas no ano passado. Este ano, os delegados farão novas reuniões de bairro, onde será feita a escolha de novas prioridades com toda a comunidade.

Depois de feita a tabulação das obras e serviços mais solicitados, os delegados se reúnem e definem com a prefeitura as propostas que serão implantadas.

- Esse é o mecanismo mais democrático que a comunidade pode contar. Estamos confiantes. A população de Macaé entende que o Orçamento Participativo é seu instrumento popular para administrar a cidade e os problemas de seu bairro. Com o voto direto, ele escolhe o que é de melhor para sua comunidade. Esse é um projeto que veio para ficar, afirmou Rosane Miranda.