Orçamento Participativo divulga calendário de fóruns em junho

29/05/2015 10:56:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Rui Porto Filho

O próximo fórum será realizado no setor verde

Para oferecer à comunidade de Macaé um espaço democrático para discussão das necessidades dos bairros na visão de cada morador, o Orçamento Participativo (OP), da Câmara Permanente de Gestão (CPG), tem realizado fóruns por todo o município. No mês de junho, serão quatro encontros entre os dias 2 e 16.

Segundo a coordenadora do OP, Sônia Teresinha, toda comunidade está convidada a participar do debate. "Já foram efetuados 11 fóruns, abrangendo 53 bairros e localidades. O Orçamento Participativo não se preocupa com a distribuição geográfica oficial da cidade para realizar essas conversas com os cidadãos, mas a melhor maneira de envolver o maior número de munícipes possível", diz.

Nos encontros realiza-se pesquisa em que o morador tem a oportunidade de mostrar as principais demandas para seus bairros. As prioridades levantadas passam por avaliações técnica e orçamentária para posterior execução. "A maior importância desse diálogo com os cidadãos é a criação de um espaço de abertura democrática para que debatam a pertinência de suas demandas. É isso que o governo municipal quer", afirma a coordenadora do OP.

Programação

Terça-feira – Dia 2 - 18h30 – Local: Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria, na Estrada Aderson Ferreira da Silva, Km 8 (Estrada Macaé – Glicério) – Participação: setor Verde (Horto, Village Serra e Village Horto);

Terça-feira – Dia 9 - 18h – Local: Rua Cleber Guimarães 172, Jardim Franco – Participação: setor Vinho (Jardim Franco, Jardim Esperança, Plaza e Garden);

Sexta-feira – Dia 13 – 9h – Local: Macaé Facilita do Sana (Rua José Jesus Júnior, S/N) – Participação: setor Bege (Sana, Cabeceira do Sana e Peito do Pombo);

Terça-feira – Dia 16 – 17h – Local: Colégio Municipal Engenho da Praia (Rua 15, S/N) – Participação: setor Marrom (Engenho da Praia).

Etapas dos fóruns - São cinco etapas relacionadas aos fóruns. Nelas ocorre reunião com os delegados eleitos, para sugestões de data e local para os fóruns. Em seguida, levantam-se as necessidades dos moradores, por meio do diálogo e do preenchimento de formulários. Depois é feita compilação da pesquisa, seguida de análise de viabilidade técnica e orçamentária das demandas levantadas. Por fim, as necessidades são encaminhadas para a Lei Orçamentária Anual (LOA).