Foto: João Barreto
Prefeitura disponibiliza para 2015 um total de R$ 18,5 milhões para as obras do OP
Escolas, creches, postos de saúde, ampliação de estradas, construção de pontes e outras sugestões serão tratadas nos bairros de Macaé pelos moradores e os seus delegados. Isso foi debatido em reunião do Orçamento Participativo (OP) com a presença de 19 representantes de localidades macaenses, no início da noite de terça-feira (3), no Auditório do Centro Administrativo Luiz Osório, na Avenida Presidente Sodré.
A coordenadora do OP, Sônia Teresinha, disse que essa reunião foi uma prévia dos fóruns que serão realizados nos bairros a partir de março de 2015, quando levantamentos de necessidades (obras e serviços) para cada localidade, serão sugeridos pela população de cada bairro. "Os delegados definiram as datas, os locais e os horários para os fóruns em seus bairros. Trataram ainda de assuntos referentes à logística a fim de que os fóruns aconteçam com sucesso de participantes", explicou.
Os cidadãos decidirão com cada delegado as ações convenientes de serem postas em prática pela administração municipal: o que é viável e ideal para análise. Haverá ainda reunião no dia dez deste mês para dar a oportunidade de todos os delegados participarem. A prefeitura disponibiliza para 2015 um total de R$ 18,5 milhões para as obras do OP.
A lei municipal do Orçamento Participativo prevê a aplicação de 5% dos recursos em obras e serviços escolhidos pelo Conselho do Orçamento Participativo (COP), que é formado por delegados eleitos de forma direta e por um delegado por setor. Para aumentar e qualificar a participação popular, a atual gestão considerou importante um delegado para cada localidade. No total de 44 bairros, foram eleitos 70 delegados e 70 suplentes.