logo

Organizadores da Brasil Offshore satisfeitos com trabalho da prefeitura

25/03/2011 16:50:06 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Ana Chaffin

Macaé Centro está sendo reformado para o evento

Diretores da Reed Exhibitions Alcântara Machado, empresa organizadora da Feira Brasil Offshore, estiveram novamente em Macaé, nesta sexta-feira (25), para conferir de perto os preparativos oficiais para a realização do evento, que é considerado o maior do setor de petróleo e gás do país e acontecerá este ano de 14 a 17 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). Eles estão satisfeitos com o andamento que a prefeitura vem dando, no sentido de proporcionar toda infraestrutura para a realização do evento.

- Cada dia que passa estamos mais convictos de que Macaé faz por merecer ser reconhecida como a Capital do Petróleo. O potencial da cidade é gigantesco e percebemos que a administração do município caminha junto com o desenvolvimento local. Todos estão respeitando o cronograma de ações na íntegra. E isso é fundamental para que Macaé continue sediando o evento - analisou a gerente de Vendas da Reed Exhibitions, Ivani Andreotti.

Após reunião com o subsecretário municipal de Governo e diretor da feira em âmbito municipal, Fernando Amorim, na sede da prefeitura, os diretores da Brasil Offshore vistoriaram a obra que está sendo feita no Macaé Centro pela Secretaria Municipal de Manutenção, Vias, Parques, Jardins e Cemitérios (Seman). A reforma do espaço foi iniciada na última segunda-feira (21) e, segundo o secretário Chico Machado, estará pronta dentro do cronograma, até o dia 3 de maio.

- A obra inclui, entre outros serviços, reforma do gradeado e portões, recuperação da cobertura do imóvel, pintura geral dos salões, auditórios e salas, novo forro no auditório A e reforma e manutenção também da parte elétrica, detalhou Amorim.

Ele acrescentou que a organização do evento e a reforma do Macaé Centro são executadas de forma integrada entre diversas secretarias e órgãos municipais como: secretarias de Governo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Obras, Câmara Permanente de Gestão (CPG), Empresa Municipal de Iluminação Pública (Emip), Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), subsecretaria de Indústria e Comércio, Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Comunicação, entre outras.

- Estamos preparando uma estrutura diferenciada para receber investidores nacionais e internacionais, delegações estrangeiras, empreendedores, especialistas do setor, representantes do poder público, fabricantes, fornecedores e importadores de produtos e serviços relacionados ao arranjo produtivo do petróleo e do gás, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cliton da Silva Santos.

- Por mérito, Macaé se tornou sede oficial da Feira Brasil Offshore. Além de ser reconhecido como a Capital do Petróleo, o município tem hoje um amplo Pólo Industrial do setor, possui centenas de empresas, nacionais e internacionais, instaladas em sua extensão territorial, e o prefeito Riverton Mussi é também o presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), observou Fernando Amorim.

Mais expositores – A gerente de Vendas, Ivany Andreotti, disse que este ano houve um acréscimo de 15% no número de expositores em relação a 2009 e a estimativa é de que 650 expositores e cerca de 50 mil pessoas estejam nos quatro dias de evento.

- Macaé já possui o Pólo Offshore, precisamos agora é atrair novas empresas de tecnologias. Temos que ter um Centro de Tecnologia em Macaé, pois um dia o petróleo da Bacia de Campos vai acabar e com a indústria poderemos continuar fabricando os equipamentos necessários para a exploração e fornecendo para outros lugares, disse o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves.

O presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Francisco Navega, falou sobre o potencial de Macaé em relação ao setor offshore:

- Em 2008, uma pesquisa comprovou que Macaé possuía 2.800 empresas offshore instaladas no município. Hoje, este número passou para 3.000 empresas ligadas ao setor. Esses dados não incluem hotéis que atentem exclusivamente a categoria, caso contrário, o número duplicaria - disse.

Também participaram da reunião na sede da prefeitura, nesta sexta-feira (25), o gerente operacional, Luiz Carlos Bartoli; o coordenador geral de Centros Administrativos, Jair Lacerda; e os representantes do Gabinete, Pablo Dias, e da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Murilo Antônio.

A Brasil Offshore é organizada e promovida em conjunto pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, Prefeitura Municipal de Macaé, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e Society of Petroleum Engineers (SPE).

Oportunidades – Os interessados em concorrer a uma vaga de emprego temporário na Brasil Offshore 2011 podem se inscrever na Central do Trabalhador de Macaé (CTM), que funciona na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), à Rua Télio Barreto, 28, no Centro da cidade, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Para fazer o cadastro, é necessário levar os seguintes documentos (originais e cópias): currículo atualizado, carteira de trabalho, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e uma foto 3x4. Os salários serão combinados direto com as empresas.

Credenciamento online - A entrada para a Feira é gratuita para os profissionais que efetuarem o credenciamento online antecipado ou apresentarem o convite impresso da Brasil Offshore na ocasião. Para inscrições no local, a entrada custará R$ 50 e poderá ser paga em dinheiro ou cartão de débito. Credenciamento e mais informações no site: www.brasiloffshore.com.


Fotos Relacionadas