logo

Orientação para o mundo do trabalho nas escolas

10/09/2012 14:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Orientação para o mundo do trabalho. Este é mais um importante projeto da Prefeitura de Macaé, desenvolvido pela Secretaria de Educação, com o objetivo de facilitar a futura escolha profissional dos alunos da rede municipal de ensino. Aplicado pela equipe de orientadores educacionais da rede municipal, o projeto já foi iniciado em escolas como Engenho da Praia, Elza Ibraim e Claúdio Moacyr de Azevedo, está atendendo aos estudantes do segundo segmento do ensino fundamental de toda a rede municipal de ensino.



De acordo com a secretária de Educação, Marilena Garcia, a intenção com isso é contribuir para a escolha da profissão. “Essa é uma tarefa que muitas vezes angustia a maior parte dos jovens que todos os anos são levados a tomar uma decisão que poderá afetar sua vida. E não só a deles como também a de suas famílias, da instituição que o recebe para a preparação profissional e o funcionamento desta unidade”, salienta.

Para a secretária, trata-se de uma oportunidade para os profissionais se aproximarem ainda mais dos alunos, não apenas quanto à escolha profissional e a relação com sua vida, mas quanto ao processo ensino-aprendizagem:

- Neste projeto, os orientadores têm um contato maior com as angústias que envolvem o ato da escolha, estimulando a reflexão sobre os ganhos e perdas envolvidas neste processo. O projeto visa destacar a preparação para o mundo do trabalho, suas diversas possibilidades e dificuldades - ressaltou Marilena.

Para que os alunos não encarem a escolha da carreira como um “bicho papão”, os orientadores educacionais ministram palestras e levam os estudantes em visitas às empresas macaenses localizadas no pólo offshore. Outras atividades, segundo a coordenadora de Orientação Educacional, Eronei Leite, são as parcerias com unidades de ensino como o Instituto Federal Fluminense (IFF), que recebe os alunos das escolas municipais em palestras sobre temas específicos:

- Este é o momento em que eles conhecem a instituição, recebem orientações sobre os cursos técnicos e quanto à vida dos profissionais. Durante as visitas, os alunos ficam encantados ao conhecer os empregados e os ambientes de trabalho, satisfazendo a curiosidade de saber como tudo funciona – destacou Eronei.

Ela explica que a Secretaria de Educação segue com esse projeto até o final do semestre letivo. “Temos que promover momentos voltados para sensibilização e reflexão dos estudantes. O trabalho é pautado na necessidade de situar a escolha, levantando as dúvidas, conflitos e afinidades dos estudantes”, explica a coordenadora de Orientação Educacional.

O projeto Orientação para o mundo do trabalho também se preocupa com outras questões, como o nível de informação que o adolescente tem sobre o mundo à sua volta, o contexto sociopolítico, as condições reais de escolha, o autoconhecimento, a família e a influência que ela exerce sobre a escolha, as possibilidades e as dificuldades emocionais e materiais para a tomada de decisões, a escola municipal do estudante e como a unidade de ensino pode facilitar o seu crescimento pessoal e educacional.