logo

Orientação técnica da Agrape aumenta a produção de assentados

19/07/2006 18:08:11 - Jornalista: Ludmila Azevedo

O incentivo à produção tem sido um dos principais focos da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) com as 54 famílias do assentamento Bendizia, na Bicuda Grande. Cada uma recebeu um lote com seis hectares. A assistência técnica é fornecida pela Agrape que orienta na preparação do solo e distribuição de sementes (feijão, milho).

Além do plantio de grãos, os técnicos da Agrape procuram incentivar também o plantio de inhame, berinjela, ervilha e tomate. Parte da produção é vendida em Macaé e na Ceasa, no Rio de Janeiro. O assentamento ocupa uma área de 1.300 hectares, sendo mil de área de preservação permanente.

José Naelto é um dos pequenos produtores assentados na região. Em seu lote, tem plantado inhame,milho, abobrinha, pimentão jiló, berinjela. “Eu colhi, este ano, 375 sacos de 20 quilos de inhame e nas entrelinhas do terreno plantei feijão, onde colhi sete caixas com sete quilos cada”, conta animado o pequeno produtor. “O plantio nas entrelinhas do terreno é uma forma de melhor aproveitar o espaço e a mão-de-obra”, explica o engenheiro agrônomo da Agrape, Darlim Grativol.

No terreno o pequeno produtor plantou 100 pés de limão Taiti. “O plantio foi bem feito, obedecendo o espaçamento”, elogia o agrônomo. Em outra parte de seu lote, Naelto colheu em um hectare plantado, 25 sacos de feijão, com 60 quilos cada. “Essa é uma média de produtividade na baixada no rio Macaé, mas o que chama atenção é o aproveitamento do terreno”, ressalta o engenheiro agrônomo.

Sob orientação dos técnicos da Agrape, José Naelto aproveita também para fazer experiências com outros cultivos com a batata inglesa. “Nesta época do ano o clima é bom “, explica o agricultor.

O plantio é feito por ele sozinho, mas na época da colheita conta com ajuda de outra pessoa, contratada para o serviço. A venda da produção garante a Naelto o sustento da família, além de já ter adquirido um micro trator, diversas sementes e implantado um sistema de irrigação. A Agrape tem apoiado os pequenos produtores com máquinas que são colocadas à disposição no auxilio à preparação do solo.

- Em agosto vamos programar a vinda de uma máquina ao assentamento, onde será feita a distribuição do calcário e aração do solo, para executar o plantio. Todo esse trabalho faz parte do preparo do solo”, diz Darlin.