
Programação especial neste sábado (22), a partir das 14h, reúne shows, feira multicultural e ações de valorização da identidade negra, com destaque para a africanidade e o Trem do Samba pelas Estradas
A orla da Imbetiba será o espaço de celebração da Semana da Consciência Negra de Macaé, que encerra neste sábado (22) com uma ampla programação a partir das 14h. A proposta é fechar o cronograma de atividades com ações voltadas para reconhecimento, valorização da identidade negra e da arte e cultura. O foco é a igualdade racial e o combate ao preconceito. A área que receberá musicalidade especial e contará com a Feira Multicultural “Afro Macaé: Saberes e Sabores”.
A programação, organizada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé, terá mostra artística e shows das bandas Pra Maria e Grupo Gente da Gente. Para enaltecer ainda mais a celebração, que terá como destaque a africanidade, também haverá o projeto Trem do Samba pelas Estradas, com o talento e ginga do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz, a alegria aliada à tradição da Velha Guarda da Portela, além de cantores locais. Este é o segundo ano consecutivo do projeto patrocinado pela Petrobras, que também levará um container musical com roleta para criação de sambas temáticos, com músico profissional para acompanhar a criatividade e talento dos participantes, além de outras atividades ligadas à musicalidade.
O público que comparecer à Feira Multicultural também poderá apreciar contação de histórias com personagens ligados à africanidade, além de participar e aprender nos espaços da oficina de tranças e feira de empreendedores, consulltoria culinária com Leila Manhães, exposição de arte do artista Bernardo Beraldini com o tema Escravidão e apresentações culturais com roda de capoeira, maculelê, roda de poesia e apresentação do Robozão. A expectativa é receber um público expressivo.
Um dos momentos mais aguardados é a Mostra da Beleza Negra com apresentação das categorias infantil (de 4 a 11 anos), juvenil (de 12 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos). “A proposta é evidenciar a beleza da população negra e combater a discriminação racial a partir da valorização da identidade, por meio dos traços, modas e cultura dos negros, destacando a valorização da autoestima , pertencimento, resgate da ancestralidade e igualdade racial”, pontuou a Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé (SEPPIR), Ingrid Aprígio
Vale lembrar que, em Macaé, a Semana da Consciência Negra é promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé (SEPPIR) em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Desenvolvimento Social, além de movimentos sociais e entidades locais.
Toda a programação será gratuita e aberta ao público.