A secretaria Executiva de Obras (Semob) continua a instalação de nova rede de esgoto na orla da Lagoa de Imboassica, que representa mais um passo na despoluição dessa manancial. A rede será interligada à já existente para captar o esgoto da Morada das Garças e Vivendas da Lagoa. O esgoto será direcionado ao bairro da Glória e encaminhado para a ETE de Virgem Santa, cuja construção será retomada pela prefeitura.
De acordo com o secretário de Obras, engenheiro Mário Bucker, a instalação dessa rede é o segundo passo para a despoluição da Lagoa de Imboassica, pois o primeiro passo é a construção da ETE do Mutum, que se localizará nas proximidades do Trevo da Fazenda Mutum e cujas obras serão iniciadas agora.
- Essa ETE vai captar e receber o esgoto das localidades do Mirante da Lagoa, das empresas localizadas nas proximidades da Fazenda Mutum, parte dos condomínios do São Marcos e Jardim Guanabara. Captando e direcionando o esgoto dessa área para a ETE do Mutum e, do outro lado, captando e direcionando o esgoto da Morada das Graças, Vivendas da Lagoa, Cavaleiros e bairro da Glória em direção à ETE da Virgem Santa, estaremos contribuindo para a despoluição da Lagoa de Imboassica – diz o secretário.
Sobre a rede na orla da Lagoa, o secretário explica que, com utilização de manilhamento de 200 milímetros, funcionará como um interceptor, recolhendo o esgoto desses bairros até a elevatória, situada nas proximidades da Artemísia e Terminal Lagoa. Daí, o esgoto será bombeado em direção aos Cavaleiros e Bairro da Glória e ao Canal do Capote e ETE da Virgem Santa. Segundo ele, o dimensionamento da rede se baseou em estudos profissionais, sob a responsabilidade de técnicos da Semob, já que o esgoto recolhido será encaminhado através de bombeamento.
A nova rede começou a ser instalada nas proximidades dos quiosques da orla da Praia do Pecado e terá mais de dois mil metros. Inicialmente, direcionada a uma caixa coletora e uma elevatória, nas imediações da Artemísia, vai bombear o esgoto na direção dos Cavaleiros. Coletará também o esgoto dos Cavaleiros e do Bairro da Glória, tudo em direção da ETE da Virgem Santa.
As obras estão orçadas em torno de R$ 2,7 milhões e o prazo de conclusão é de seis meses.