Orquestra de Sopros da Nova Aurora apresenta concerto e comemora 151 anos da Sociedade Musical

08/06/2024 20:19:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Moisés Bruno

Formação da Orquestra de Sopros no programa Acústico OSNA Pop e Rock conta com 42 músicos

A comemoração dos 151 anos da Sociedade Musical Nova Aurora contou com apresentação realizada pela Orquestra de Sopros neste sábado (8) no pátio da sociedade musical, com o Concerto Acústico Pop e Rock, de entrada franca. A Prefeitura de Macaé apoiou o evento, que mostrou um repertório de sucesso do pop e rock nacional. A plateia desfrutou de grandes clássicos transformados em arranjos especiais para a Orquestra de Sopros.

De acordo com o regente titular e diretor artístico, Hélio Rodrigues, a formação da Orquestra de Sopros neste programa Acústico OSNA Pop e Rock contou com 42 músicos divididos nos naipes de Flautas, Oboé, Fagote, Clarinetas, Clarinete Baixo, Saxofones, Trompas, Trompetes, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Euphonium, Tubas, Contrabaixo Elétrico, Guitarra Acústica, Bateria, Percussão Popular, Bells/Glock, Quarteto de Tímpanos e Gongo Sinfônico.


- O desafio maior não foi a preparação, mas a escolha das obras que seriam executadas pela Orquestra. A década de 80 teve muita produção musical e realmente, foi desafiador ter que escolher o repertório, porém, temos uma canção que foge completamente desta época e que encerra o concerto, trata-se do Pagode Russo de Luiz Gonzaga, composta em 1946. Todos os arranjos são exclusivos, feitos sob encomenda para a Nova Aurora e o público tem a oportunidade de apreciá-los pela primeira vez em Macaé – comentou o regente titular e diretor artístico.

A interação com o público foi um dos pontos altos do concerto. A plateia interagiu em diversos momentos com o regente, acompanhando a orquestra com palmas ritmadas e cantando a letra das músicas executadas.

Nova Aurora: patrimônio cultural de Macaé e influência na formação de músicos
O regente fez uma análise sobre a relevância histórica da Nova Aurora e sua influência na formação de músicos lembrando que a Nova Aurora, além da Orquestra, mantém uma escola de música com o objetivo não apenas de musicalização, mas também, de realizar um trabalho de inclusão social e terapia ocupacional através da arte musical.

"Costumo dizer que a Nova Aurora nasceu praticamente com Macaé, se ela não for o maior, com certeza é um dos maiores patrimônios culturais do município, em 151 anos de história, nunca teve as suas atividades interrompidas”, analisou.

Segundo Hélio Rodrigues, a Orquestra de Sopros Nova Aurora - OSNA tem como principal objetivo a execução da música para sopros e percussão em seu mais alto nível e para atingir a performance exigida, foi preciso dedicação e responsabilidade dos músicos, formação acadêmica do Regente Titular, encomenda de repertório exclusivo feito por arranjadores e compositores premiados internacionalmente.

“Além disso, importação e comissionamento de obras específicas e por fim técnicas de ensaios e material para desenvolvimento de prática de conjunto dos músicos da Orquestra”, esmiuçou.

A Sociedade Musical Nova Aurora contribui para com a formação cultural e divulgação da arte em todo o território fluminense, e é considerada patrimônio cultural do estado através da Lei N. 5215/2008. Também possui o título de utilidade pública municipal e a Orquestra de Sopros Nova Aurora foi declarada patrimônio imaterial cultural do município segundo legislação municipal de 2023 da vereadora Iza Vicente.

De Renato Russo a Roberto Carlos: confira o repertório
Compuseram o concerto as músicas “Astronauta de mármore” (Nenhum de Nós); “Primeiros erros” (Kiko Zambianchi); “Era um garoto” (Franco Migliacci e Mauro Lusini); “Bete Balanço/Puro Extase” (Cazuza, Maurício Barros, Marquesini Flávio, Augusto Goffi); “Ana Júlia/Pelados em Santos” (Marcelo Camelo, Dinho); “Será” (Renato Russo); “Pagode Russo” (Luiz Gonzaga) com arranjo de Daniel Martins.

Com arranjo de Fábio Mesquita, "Sonífera Ilha", do Titãs e com arranjo de Dico, “É preciso saber viver”, de Roberto e Erasmo Carlos.

O comerciante Maurício Araújo, de 47 anos, assistiu ao concerto e ficou impressionado com a qualidade da apresentação.

"A Orquestra de Sopros soube transformar os clássicos do pop e rock em arranjos surpreendentes. A Nova Aurora enriquece nossa cidade com cultura e música de qualidade", opinou.


Fotos Relacionadas