Foto: Divulgação
Clássicos do cinema puderam ser apreciados em concerto da Orquestra Escola
Clássicos do cinema como "Forest Gump", "Nella Fantasia", "Cinema Paraíso", "Tema Disney", "Edelvisse", "Love Me Tender", "Amazing Grace" e "Carinhoso", tocados por 40 instrumentistas da Orquestra Escola, formaram o repertório que abriu a Mostra 2016, da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), na Praça das Artes, nesta segunda-feira (28). O concerto, sob a regência da maestrina Thaís Muniz Lopes, emocionou as pessoas. Já os alunos do curso livre de pintura participam da Mostra com 76 quadros em uma exposição de artes, na Galeria Hindemburgo Olive, até dia 2 de dezembro.
A diretora da Emart, Terezinha Vasconcelos, explicou o significado da mostra anual. "A Mostra Emart é um evento de culminância da escola, mantida pela Fundação Macaé de Cultura (FMC) que ocorre todos os anos, caracterizada por ser o produto do esforço de alunos e professores nas aulas lecionadas durante o ano e envolve todas as vertentes artísticas - música, teatro e pintura", disse.
Durante a apresentação da Orquestra Escola, outro clássico do cinema foi ouvido na voz de Dalila Souza, aluna de canto da Emart desde 2014, que interpretou "Over the Rainbow", música tema do filme "O Mágico de Oz".
O guitarrista Alex Costa não resistiu aos acordes da música orquestrada. "Sou aluno do curso livre de guitarra da escola, há dois anos, e treino o estilo blues e rock. Hoje não resisti aos acordes desta orquestra com música erudita". Luciana Moreira ao ouvir os primeiros sons se aproximou para apreciar. "Escutei e corri pra ouvir de perto. Sou apaixonada pela música clássica e descendente de uma família de músicos, tenho tios e primos pianistas e musicistas", revelou.
A Orquestra Escola está sendo formada para atuar como Orquestra de Câmara e conta com a dedicação da flautista, professora da Emart, desde 2004, Thaís Lopes (formada pelo Centro Cultural Pró Música, de Juiz de Fora e pela Universidade Metropolitana de Santos) e a monitoria dos professores Ângelo Figueiredo (violoncelo), Fernanda Crespo (violino) e Joel Bezerra (piano).
- Pela primeira vez Macaé tem uma Orquestra de Câmara, com cordas, que é diferente da orquestra sinfônica e da filarmônica que se apresentam em grandes auditórios, pois comportam mais de uma centena de músicos. É um conjunto bem menor de músicos que também produz clássicos de primeira linha - informou Thais Lopes.
Exposição de quadros - A exposição de artes, na Galeria Hindemburgo Olive, traz quadros de diversos tamanhos, pintados em vários estilos com tinta acrílica e óleo revelando paisagens, retratos, natureza morta e marinas.
A exposição, que começou segunda-feira (28) e vai até dia 2 de dezembro, reflete o empenho e dedicação dos alunos das aulas ministradas pelo professor Vagner Cerqueira, formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "Na mostra, eles revelam sensibilidade e visão de mundo. No curso livre de pintura aplicamos técnicas e introdução que ensinam os conceitos básicos como a teoria da cor, forma e uso de materiais. A partir disso, começam a criar e produzir seus quadros. Estamos felizes porque conseguimos com essa mostra despertar o talento de cada um", afirmou.
A aluna Maria da Graça Povil, é professora do Ensino Fundamental e começou a pintar desde cedo. Em 2015, se aperfeiçoou no curso livre de pintura, quando recebeu o certificado de conclusão. Porém, decidiu continuar e, este ano, produziu nove quadros que estão expostos na galeria. Dentre seus quadros estão "Vitória Régia" e "Casas Antigas da França" (paisagem), "A imagem de Maria com o menino Jesus" e "Coruja Baraqueira" (retrato), e o "Forte de Macaé" (marina).
A Galeria Hindemburgo Olive está localizada na entrada do Teatro Municipal de Macaé (TMM), na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.