logo

Orquestra Popular de Macaé anima alunos do Colégio Municipal Ancyra Pimentel

28/08/2013 18:36:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Unidade recebeu nos dois turnos os músicos do projeto da prefeitura, desenvolvido pela Escola de Artes Maria José Guedes.

A musicalidade da Orquestra Popular de Macaé tomou conta do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel nesta quarta-feira (28). A unidade, situada no bairro Miramar, será a primeira da rede municipal que terá um polo de cultura. A quadra da escola recebeu nos dois turnos os músicos do projeto da prefeitura, desenvolvido pela Escola de Artes Maria José Guedes (Emart), da Fundação Macaé de Cultura. A apresentação é uma ação integrada com a secretaria de Educação. O colégio municipal conta com 872 alunos do sexto ao nono ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A intenção do Governo Municipal é envolver os alunos da rede municipal de ensino em uma programação voltada para promoção da integração social e cidadania através do reforço da inclusão da música na escola. Outros objetivos são estimular a formação da plateia para música erudita e popular e gerar oportunidades de trabalho e renda por meio do aperfeiçoamento técnico.

A previsão é que em curto prazo haja seleção dos alunos que se interessarem pelo projeto. De acordo com o regente Bruno Py, a intenção é que a Orquestra Popular de Macaé tenha muito mais integrantes. “A partir da criação de polos de cultura poderemos ampliar o número de músicos. Temos a honra de apresentar a Orquestra Popular de Macaé, que conta com dois participantes, que já foram alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel”, disse.

A apresentação da Orquestra Popular de Macaé foi marcada por canções populares e um repertório eclético e arrancou aplausos, pedidos de música e elogios dos estudantes. As alunas do oitavo ano de escolaridade, Flávia Alves, 13 anos e Estéfanie Monteiro, 14 anos pontuaram que desejam se inscrever para a seleção. “Gosto muito de música e gostaria de aprender a tocar violino. Vou me dedicar muito. Esta será a minha chance”, contou Estéfanie.

Outras unidades - A subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, afirmou que a visita do projeto visa sensibilizar os alunos sobre as referências estéticas, com o objetivo de despertar nos estudantes o gosto pela musicalidade. Ela assinalou que o próximo passo da Orquestra Popular de Macaé é visitar as unidades municipais Raul Veiga, Polivalente, Anísio Teixeira, Professora Maria Isabel Damasceno Simão e Maria Letícia Santos Carvalho. A meta é que estas escolas municipais também se transformem em polos de cultura.

Já o regente Bruno Py pontuou que com a atuação da Orquestra Popular de Macaé, se pretende envolver outras secretarias e instituições musicais, a fim de que essa orquestra sirva de referência estética para os jovens, gerando trabalho para os músicos de Macaé.

A Orquestra Popular de Macaé conta com instrumentos como sax, percussão, trompete, contrabaixo, trombone, flauta, guitarra, violino, bateria e violoncelo. A previsão é que sejam criados núcleos de formação musical descentralizados em diversos bairros, escolas e comunidades. Os interessados em conhecer e se inscrever no projeto podem procurar a sede da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, que funciona na Avenida Doutor Télio Barreto, 80, Centro.