Foto: Divulgação
Os ensaios acontecem no Centro Macaé de Cultura
As ondas sonoras do jazz encantaram os ouvidos de dezenas de pessoas que circulavam em torno da Praça das Artes, no Centro Macaé de Cultura, na quarta-feira (16). Eram os Ensaios Abertos da Orquestra Popular de Macaé (OPM), formada por músicos profissionais tocando "Blue in Green", "The Days of Wine and Roses" e "Caravan", entre outras.
- Hoje tocamos releituras de standards de jazz. É um repertório estimulante, sobretudo para os músicos porque, além de lindas melodias, sobra espaço para improvisos e criações espontâneas - disse o maestro Bruno Py, regente da orquestra.
Ângela Drumond estava na Agência da Caixa Econômica Federal e, ao ouvir os primeiros acordes dos instrumentos, sentiu-se atraída pela música instrumental, e se juntou na praça para apreciar de perto o jazz que estava sendo tocado. "Adoro o jazz. É um gênero de música de excelente qualidade. Hoje foi uma tarde prazerosa, pois sentar-me aqui e escutar 'Os dias de vinho e rosa' (tradução de The Days of Wine and Roses) compensa tudo", assegurou.
As apresentações foram muito aplaudidas. Murilo Peixoto, 65 anos, que reside na cidade há 30 anos e trabalha como supervisor de pintura foi um dos que mais aplaudiu os Ensaios da OPM. Ele, que estava ali pela primeira vez, contou que ao sair da Policlínica escutou o som da orquestra advindo na direção do Teatro Municipal e se dirigiu para o local.
- Isso aqui é algo sensacional para a gente escutar. O conjunto produz música de primeira linha. Porém, a percussão e o sax são os instrumentos que mais me atraíram para vir prestigiar esse trabalho -, assinalou.
O objetivo do projeto "Ensaios Abertos" da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), mantida pela Fundação Macaé de Cultura (FMC) é aprimorar o conhecimento técnico do instrumentista (músicos profissionais, ex-alunos da Emart), proporcionando ainda, música de qualidade para quem ouve.