logo

Orquestra Popular de Macaé faz apresentação no Dia do Samba

03/12/2015 11:55:00 - Jornalista: Assessoria da Fundação Macaé de Cultura

Foto: Thaisa Araújo / FMC

Música popular brasileira, choro e maxixe fazem parte da apresentação

Em Macaé, o Dia Municipal do Samba é comemorado no dia dois de dezembro, também Dia Nacional do Samba. Para comemorar a data, a Orquestra Popular de Macaé (OPM) fez apresentação na Praça das Artes, do Centro Macaé de Cultura, com um repertório exclusivo dedicado ao samba. A música popular brasileira, o choro e o maxixe também fizeram parte da apresentação.

Esta é a penúltima apresentação da OPM este ano, no projeto "Ensaios Abertos", da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), mantida pela Fundação Macaé de Cultura (FMC). Os ensaios visam proporcionar música de qualidade nas tardes de quartas-feiras. A orquestra é formada por dez componentes, entre professores, convidados, alunos e ex-alunos da Emart. Eles já atuam no município desde o ano de 2008, participando de alguns dos mais importantes eventos do calendário municipal. A mostra é gratuita.

É uma orquestra versátil, que utiliza instrumentos musicais como o sax, percussão, trompete, contrabaixo, trombone, flauta, guitarra, violino, bateria e violoncelo. O concerto é sempre orquestrado pelo regente Bruno Py, professor da Emart e músico formado pela UniRio.

- Nessa penúltima apresentação de fim de ano e considerando o Dia Nacional e Municipal do Samba, conduzimos o grupo de músicos a exibirem o ritmo mais tradicional brasileiro, que é o samba. As músicas que a gente toca estão na origem do samba. Uma delas é "Pelo Telefone", o primeiro samba gravado no Brasil (1917). Também fizeram parte do repertório "Adeus Morena", "Gavião Calçudo" e "Carinhoso", do pai da música brasileira, Pixinguinha - completou o maestro Bruno Py.