logo

Outubro Rosa alerta contra o câncer de mama

06/10/2014 17:50:00 - Jornalista: Lourdes Acosta / Desenvolvimento Social

Foto: João Barreto

A fisioterapeuta Lilian Menezes deu uma palestra sobre o assunto

“O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Mais de 57 mil casos novos dessa neoplasia são esperados neste ano, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres”. Com esses dados, a fisioterapeuta Lilian Menezes abriu a palestra sobre o câncer de mama para mais de 20 cursistas do Espaço Mulher Cidadã Erosita Leclerc.

A ação faz parte do movimento popular conhecido como “Outubro Rosa” – uma campanha internacional pela conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, doença que mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Desde o começo deste mês, a Prefeitura de Macaé está participando através de Órgãos Públicos e a subsecretaria de Políticas para as Mulheres, ligada à secretaria de Desenvolvimento Social entra na luta de prevenção do câncer às mulheres.

- A mulher é nosso foco, por isso estamos desenvolvendo ações que possam alertar acerca da importância da prevenção de doenças como o câncer de mama, hepatite e as sexualmente transmissíveis (DST/Aids). É muito importante que nossas cursistas que se qualificam para obterem uma renda alternativa sejam conscientizadas, pois a prevenção ainda é o melhor caminho – disse a subsecretária Jane Roriz.

Durante sua explanação, a fisioterapeuta alertou às participantes como perceber e descobrir precocemente o câncer de mama, quem tem maior risco de desenvolver a doença e o que fazer para diminuir os riscos. “O câncer de mama é o mais comum em mulheres no Brasil e no mundo. Quando descoberto em fase inicial há mais chances de cura. Quando a mulher conhece bem o seu corpo ela consegue perceber mudanças nas mamas. Ao olhar, palpar e sentir sua mama, procure ver se há alguma alteração que seja diferente do aspecto habitual que você já conhece. Se a alteração persistir, é recomendável fazer uma avaliação médica”, ensinou.

Além do câncer de mama, as mulheres que estão sendo capacitadas no Espaço Mulher Cidadã com cursos de manicure, maquiagem, corte e costura, mimos e lembranças, tricô e crochê, entre outros, conheceram alguns cuidados com a higiene que são importantes para se evitar a infecção de alguns tipos de hepatites virais (A e E) e outras doenças sexualmente transmissíveis, como usar camisinha em todas as relações sexuais, não compartilhar seringas e outros objetos que furam ou cortam e fazer acompanhamento durante a gravidez.

Outra palestra que chamou a atenção delas foi sobre seus direitos. A palestrante e advogada Illanna Pacheco informou sobre as orientações e encaminhamentos que são feitos no Centro de Referencia da Mulher (CRM), ao lado da Delegacia Legal. “O CRM é um Órgão articulador para resolver os problemas. Lá atendemos todas as mulheres não só aquelas vítimas de violência”, explicou, informando que a violência contra a mulher é qualquer ação ou omissão - de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial. Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados.

A aluna do curso de maquiagem, Marta Silva, 33 anos, disse que as informações foram muito importantes. “Eu já tive alguém com câncer de mama na família e que perdeu um seio. Acho que toda mulher precisa saber mais para se prevenir”. Luziane dos Santos, 34 anos, do curso de manicure tirou dúvidas. “Agora sei que preciso de fato fazer a esterilização do material que irei utilizar para fazer as unhas das clientes. Amei tudo que aprendi aqui hoje”, disse.

O Espaço Mulher Cidadã Erosita Leclerc fica localizado na Rua da Igualdade, 890 e tem como coordenadora Adriana Leclerc.

Iluminação - Ao aderir à campanha, o município coloriu com iluminação cor de rosa o prédio da subsecretaria de Política para as Mulheres, com o objetivo de chamar a atenção e fazer um alerta quanto à importância da prevenção.


Fotos Relacionadas