Foto: Ana Chaffin
Atividades chamaram a atenção de quem passava pelo local
Nesta segunda-feira (10), a praça Veríssimo de Melo ganhou um colorido, com balões rosa, faixas e cartazes que chamaram a atenção de quem passava. Em alusão ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma série de ações no local, com apoio das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e de Cultura, além da OAB Mulher.
A dona de casa Nádia Maria de Souza, e a técnica de enfermagem Ellen Fernandes, aproveitaram a oportunidade para tirar algumas dúvidas. Atenta à palestra, Nádia afirmou que precisa olhar mais o cuidado com sua saúde.
"Nada como receber informação de profissionais. Estou há algum tempo sem fazer meus exames. Com o que aprendi aqui já vou aproveitar e procurar uma unidade de saúde", disse.
Já Ellen, que logo cedo foi ao Serviço de Hemoterapia fazer doação de sangue, viu a movimentação na praça e parou, destacou a importância do evento.
"Essa é uma ação muito significativa, um local de grande movimento, onde pessoas de todas as idades podem ser atingidas. O diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas".
A coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), da Secretaria de Atenção Básica, Renata Louredo Rodrigues, pontuou que as ações pelo Outubro Rosa têm como objetivo chamar a atenção das mulheres para que se conscientizem.
Renata acrescenta que, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 52% das mulheres deixaram de fazer seus exames no período de pandemia da Covid-19. "Precisamos buscar essas mulheres e, atualmente, a rede de saúde oferece a consulta ginecológica nas unidades de atenção básica", comentou.
"A partir dos 40 anos a mulher deve fazer a mamografia anualmente. A rede de saúde conta com um mamógrafo. O agendamento é feito no Controle e avaliação, a partir da solicitação do médico ou enfermeiro", explica.
Com a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, na praça, a equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres fez orientações relacionadas ao direito da mulher. Na ocasião a secretária, Jane Roriz destacou a Lei municipal Complementar nº 282/2018, de isenção de IPTU para pessoa portadora de neoplasia maligna, desde que usado como sua moradia e a Lei 4.035/2014, que garante um dia de folga ou dispensa para as servidoras públicas do município, para a realização de exame preventivo de câncer de mama e do colo do útero uma vez por ano. "Estamos trabalhando as principais leis, informando a mulher sobre os seus direitos. Ter consciência dos direitos é libertador", frisou.
"Estamos atuando junto à população e aos profissionais da saúde, com palestras, teatro e muita conscientização sobre o câncer de mama", afirmou.