logo

Outubro Rosa: encontro "Mulheres Sem Fronteiras" promove conscientização

23/10/2015 15:38:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Nesta sexta-feira (23), a reunião abordou a prevenção do câncer de mama

A Fundação Macaé de Cultura (FMC), por meio do Programa Mulheres Sem Fronteira, realizou nesta sexta-feira (23), o encontro mensal de dinâmica e aprendizado "Mulheres Sem Fronteira". O programa funciona na sede do Polo Cultural do bairro Fronteira. Uma palestra foi apresentada para as assistidas do projeto, com o tema referente a campanha Outubro Rosa, que alerta sobre os cuidados e prevenção contra o câncer de mama.

O palestrante, presidente da FMC e também médico oncologista, Humberto Assumpção, exibiu um vídeo explicativo de como fazer o autoexame. A palestra chamou atenção para os aspectos preventivos, causas e origens do câncer, o cuidado com a alimentação, exercícios físicos, e a importância da realização dos exames. "O autoexame, por exemplo, deve ser feito mensalmente em baixo do chuveiro, para as mulheres acima de 30 anos", explicou.

As cerca de 30 participantes do Mulheres Sem Fronteiras são mães de alunos, ou alunas do Polo Cultural, onde também participam de aulas de ginásticas e danças fitness. "Essas mulheres estão de parabéns, pois, pessoas sedentárias têm maiores tendência a desenvolver o câncer de mama", frisou Humberto.

A coordenadora do Polo de Cultura da Fronteira, professora Keila Quirino, afirma que o Programa Mulheres Sem Fronteira tem promovido encontros mensais de debates sobre temas relacionados à mulher e seu papel na sociedade. As palestras e diálogos abordam diversos temas relevantes como igualdade de gênero, violência doméstica, autoestima, filhos e saúde, entre outros. "Nosso objetivo é promover a inclusão social, garantir acesso à informação e orientar nas várias questões cotidianas", ressaltou.

Núbia Bento dos Santos, 40 anos, esteve na palestra e disse que sempre faz o autoexame e a mamografia. "Tenho quatro casos de câncer na família então, estou sempre em alerta. Informação nunca é demais, a palestra foi muito construtiva", comentou. A também aluna do Polo Cultural, Cláudia Barboza, falou que o palestrante explicou de forma clara e dinâmica. "Tirei minhas dúvidas e acho muito legal essa iniciativa. Sempre participo dos encontros mensais", disse.

Ao final da palestra, foi sorteado um kit de beleza e houve um momento de confraternização. O Polo Cultural da Fronteira está localizado na Rua Manuel Marques Monteiro, 724, Fronteira.


Fotos Relacionadas