Foto: Assessoria Câmara de Macaé
Palestra sobre câncer de mama foi realizada para servidoras da Câmara Municipal
No início da palestra, a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Alessandra Lofiego, apresentou dados sobre a doença no Brasil. O câncer de mama, segundo ela, é o tipo mais comum, diagnosticado em 25% dos casos e, em 80% deles, atinge mulheres entre 50 e 69 anos. Porém, está cada vez mais comum a incidência de casos antes dos 30 anos. Em 2016, 57,5 mil pessoas tiveram a doença. Cerca de 1% desse total foi em homens.
“É muito importante que todos saibam a importância dos exames preventivos e, principalmente, do autoexame. Além disso, os cuidados para evitar a doença são fundamentais. Estudos comprovam que as pessoas que praticam exercícios com regularidade e se alimentam corretamente, por exemplo, podem reduzir em até 30% as chances de ter o câncer de mama”, alertou Alessandra.
Ao final da palestra, a servidora Sandra Araújo compartilhou sua história com os presentes. Em 2005, ela descobriu que tinha a doença. “Nunca passou pela minha cabeça que eu pudesse morrer, mas passei por momentos muito difíceis, O pior talvez tenha sido quando eu vi as marcas do tratamento no meu corpo. Eu não tinha o hábito de fazer o autoexame e jamais poderia imaginar que teria um câncer. Depois do tratamento e de sete anos de medicação, venci”, comemorou.
A Câmara Municipal promoveu programação ao longo da semana. Na terça-feira (17), o Setor de Saúde da Câmara reuniu os servidores em uma mobilização sobre a causa. Na quarta-feira (18), o público que compareceu à sessão recebeu fitas com a cor da campanha e cartões com mensagens de prevenção do câncer de mama, ação estendida aos setores e gabinetes.