Foto: Robson Maia
Ouvidoria da Cidade Universitária funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na sala 213-A, e também recebe solicitações pelo e-mail ouvidoria@funemac.edu.br.
Neste mês, a Ouvidoria Estudantil da Cidade Universitária comemora dois anos de sua criação. O setor foi idealizado para ser um elo de comunicação entre os estudantes dos cursos de graduação e a Secretaria Municipal de Educação. Resolvendo questões acadêmicas, prestando informações ou encaminhando críticas e sugestões aos demais órgãos da Prefeitura, o serviço atende de 15 a 20 estudantes todos os meses.
Outro instrumento de gestão democrática da Secretaria de Educação, retomado este ano, são as reuniões entre os gestores do pólo universitário e os grêmios estudantis. Na reunião deste mês, o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, informou aos representantes dos graduandos que está em fase de licitação pela Prefeitura a construção de dois novos prédios no complexo. Um montante de cerca de R$ 30 milhões.
Também já estão sendo licitadas as obras dos laboratórios do curso de Farmácia e de salas para professores, que serão construídas com recursos próprios da Fundação. Quatro novas salas de aula já estão prontas e estão sendo planejadas mais três de 60 metros quadrados.
Oitenta por cento das necessidades dos alunos de ordem acadêmica, como aquelas que envolvem as relações entre docentes e discentes, são resolvidas pela Ouvidoria Estudantil, que visa principalmente colaborar com a adaptação do universitário, tanto os de Macaé como aqueles vindos de outros municípios, ao campus. As demais são encaminhadas às ouvidorias dos demais órgãos da Prefeitura.
Uma das reivindicações dos alunos atendida neste ano foi a ampliação do estacionamento, que teve um aumento do número de vagas de 300 para 420. Outra solicitação, quanto a itinerário dos ônibus, foi encaminhada a Mactran e acolhida, com a mudança de algumas linhas que passam pela Cidade Universitária.
Em atenção aos estudantes, ainda foram construídas pela Prefeitura uma passagem para pedestres de acesso ao Shopping Plaza e um ponto de ônibus com cobertura. A iluminação em frente ao campus foi aumentada e a segurança reforçada, com o apoio da Guarda Municipal.
Além disso, a Ouvidoria apoia o Diretório Acadêmico da Faculdade Pública Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), como, por exemplo, na distribuição das carteiras de estudante. Durante o atendimento aos alunos, a ouvidora Ana Cristina Soares presta informações e oferece condições para que eles apresentem suas reclamações ou sugestões de forma institucionalizada. A ouvidoria da Cidade Universitária, que funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na sala 213-A, também recebe solicitações pelo e-mail ouvidoria@funemac.edu.br.
Grêmios Estudantis
As reuniões entre os gestores da Funemac e as lideranças dos grêmios estudantis passarão a acontecer mensalmente, às 16h30m, na sala de reuniões do terceiro andar do prédio da Fundação. A próxima acontecerá no dia 6 de maio. Segundo o vice-presidente da Funemac, a intenção é estreitar a relação entre os administradores da Cidade Universitária e os graduandos, a fim de melhor atender aos acadêmicos.
- Apoiamos a organização dos estudantes em grêmios. É uma forma de suas colocações, reivindicações e questionamentos nos chegarem com mais clareza, disse Joelson, que afirmou que, após a ampliação do polo, cada curso terá sua sala própria para centro acadêmico.
Atualmente, os alunos dispõem de uma sala comum estruturada para as atividades dos grêmios. As sugestões dos representes de grêmios do curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do centro acadêmico provisório do curso de Medicina da UFRJ e da graduação em Sistemas de Informação da FeMASS foram passadas diretamente à direção da Funemac que prestou esclarecimentos e se comprometeu com providências às solicitações.
Orientação e Recepção Pró-Universitário
A Ouvidoria Acadêmica é um braço do Centro de Extensão Universitária e Sociedade (Centrexs), órgão da Funemac, que também desenvolve o projeto do Centro de Orientação e Recepção Pró-Universitário (Corpu). Esse serviço, durante o dia, é prestado na sala do Centrexs e, à noite, na sala da Ouvidoria Estudantil.
O objetivo do Corpu é informar sobre os serviços e atividades existentes no município, referentes a quatro áreas principais: saúde, esporte, transporte e moradia, através de atendimento individualizado. O Corpu apresenta aos alunos os projetos do município nessas áreas e disponibiliza a eles endereços de imobiliárias, itinerários das linhas de ônibus, entre outras informações de interesse.