Foto: Juranir Badaró
Novo HPM possui 102 novos leitos
Em sua primeira semana, o Novo Hospital Público Municipal (HPM) - Irmãs do Horto, anexo ao HPM, que começou a funcionar na segunda-feira (3), já realiza diversos atendimentos. Com a ampliação da unidade, os pacientes excedentes estão acomodados nas enfermarias do pronto-atendimento. São mais 102 novos leitos para um hospital de referência na região, com cerca de 10 mil atendimentos por mês.
O caminhoneiro Antônio Juventino do Nascimento, 61 anos, foi um dos primeiros pacientes da nova unidade. “No primeiro dia não tinha vaga na enfermaria do HPM, mas, logo após a inauguração do anexo, fui internado e estou sendo muito bem atendido. Fico encantado com a paisagem da janela do meu quarto. Moro em Macaé há 15 anos e a prefeitura está de parabéns com essa obra. Depois da inauguração, o prefeito Dr. Aluízio já esteve aqui duas vezes. Isso demonstra o carinho que está tendo conosco e comprova ser uma das melhores saúdes do país”, frisa.
O novo HPM conta consultórios adulto e pediátrico, salas de triagem, coleta, gesso, sutura, expurgo e nebulização, além de observação e enfermarias. A prefeitura investiu, com recursos próprios, R$ 12 milhões na construção do novo hospital, que irá atender a crescente demanda da cidade. O aumento na capacidade de atendimento representa 36% no número de vagas públicas em Macaé.
Para o construtor de obras Ademilton Santana, 56 anos, o hospital Irmãs do Horto é um exemplo de unidade de saúde. “Estou aqui há 36 dias e estou sendo tratado com o maior respeito. As instalações são perfeitas e a equipe também”, explica.
Atualmente, são 226 vagas de internações com 21 especialidades de plantão 24 horas. Entre elas, neurocirurgia, cirurgias plástica e geral, ortopedia, obstetrícia, bucomaxilofacial e outras. Por mês são realizados no HPM uma média de 212 partos, 5.636 exames de análises clínicas, 2.824 raio x, 887 tomografias e 553 ultrassonografias, além de uma média de 200 cirurgias.
Com a ampliação, a ideia é proporcionar uma saúde mais humanizada. O anexo é um pronto-atendimento, ou seja, receberá casos de emergência classificados pelos profissionais como "branca".