A inauguração da nova sede do Polo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico amplia a rede de assistência em Saúde pública de Macaé, voltada a garantir acolhimento às pessoas em tratamento, além de ofertar atendimentos como consultas e exames que garantem o diagnóstico precoce.
A unidade foi entregue nesta terça-feira (25) pelo prefeito Welberth Rezende, junto ao Secretário de Saúde, Alexandre Cruz, e das Secretárias de Atenção Básica, Natália Antunes, e de Alta e Média Complexidades, Mayara Antunes, faz parte da programação oficial de eventos que celebram os 210 anos de emancipação política e administrativa de Macaé.
"Este espaço tem a premissa de oferecer dignidade, de acolher os pacientes e seus familiares, que vivem o dia a dia da luta contra o câncer. A proposta é tornar o Polo referência também para o diagnóstico precoce, essencial para garantir o tratamento adequado e mais chances de cura", apontou o prefeito.
O Polo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico conta com especialidades médicas de oncologia e dermatologia, além de equipe multidisciplinar que promove atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e assistência social.
A unidade acolhe tanto pacientes já em tratamento quanto pessoas que buscam diagnóstico através do agendamento de exames como mamografia, ultrassonografia, ressonância, entre outros.
"Os pacientes também contarão com um transporte exclusivo para realizar o tratamento de radioterapia na unidade referenciada em Campos. O objetivo é oferecer conforto e acolhimento", explicou Natália.
Os pacientes participam de atividades coletivas que contribuem com o acolhimento social importante durante o período de enfrentamento ao câncer.
"Para nós, é uma grande missão trabalhar para tornar a Saúde cada vez mais humanizada e eficiente, que torne a vida da nossa população com mais qualidade, seja na prevenção, seja em que busca acolhimento neste processo de tratamento. Esta é, sem dúvidas, a essência do nosso trabalho", destacou Alexandre Cruz.
A importância da iniciativa do governo em criar um espaço de acolhimento também foi destacada por Anderson Rangel, presidente do Instituto Ana Beatriz, criado para promover apoio às famílias e pacientes com câncer de Macaé.
De acordo com a Coordenadora do Polo, Lucilene de Oliveira, cerca de 4 mil pessoas de Macaé já são acolhidos pela rede municipal de apoio ao paciente com câncer. A unidade passa a funcionar na Rua Antero Perlingeiro, número 47.
"Esse é um espaço para criar empatia diante da dor. A doença nos força a enxergar a vida de uma outra forma, seja o paciente, seja a sua família. E acolher é transformar essa trajetória mais branda, com menos dor e mais esperança", afirmou Marilena Garcia, ex-vice-prefeita e ex-vereadora, que preside da União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama).
A inauguração também contou com a participação do vice-prefeito Célio Chapeta; do presidente da Câmara, Nilton César Pereira Moreira ("Cesinha"); do deputado estadual Chico Machado; além de secretários e vereadores municipais.
Radioterapia
Na inauguração, Welberth destacou também os esforços do município em trabalhar junto ao governo do Estado para instituir em Macaé uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), através do credenciamento do Hospital São João Batista.
A parceria garante também a liberação de R$ 10 milhões disponibilizados pelo Fundo Especial da Alerj para aquisição de um aparelho de radioterapia que será instalado em Macaé, destinado aos pacientes em tratamento contra o câncer na cidade.