“A vida agora está totalmente diferente!”, assim Genaldo Gonçalves dos Santos, 72 anos, definiu o momento que está vivendo. Ele é uma das 43 pessoas que passaram pela cirurgia da catarata, no último sábado (5). A ação realizada pela Prefeitura de Macaé marca o início desse atendimento no município. Nesta sexta-feira (11) os pacientes foram submetidos à revisão pós-operatória.
O alívio sentido por seu Genaldo expressa a importância da ação da Secretaria de Saúde, que viabilizou a realização das cirurgias, sem que fosse necessário o deslocamento dos pacientes para outras cidades. “Graças a Deus pude fazer a operação aqui. Estou me sentindo muito bem, já estou enxergando melhor. A realidade muda completamente, antes não dava para ver praticamente nada, ficava tudo turvo, agora, é aguardar para fazer da outra vista e ficar 100%”, contou.
Aos 83 anos, Édio Correia também comemorava a melhoria da qualidade de vida. “Já estava aguardando há um bom tempo para fazer a cirurgia no Rio e achei muito bom ser chamado para fazer aqui na minha cidade. Estou melhorando a cada dia”, relatou.
A realização da cirurgia marca uma nova fase dos atendimentos oftalmológicos oferecidos pela Secretaria de Saúde. “De julho até agora, já contabilizamos cerca de 500 procedimentos realizados nesta área, entre consultas, exames pré-operatórios, ultrassonografias, e outros. Estamos avançando com o projeto do Hospital de Olhos para oferecer à população o cuidado que ela merece quando o assunto é a saúde”, ressaltou a secretária de Atenção Básica, Natália Antunes.
Ainda de acordo com Natália, todos os pacientes operados nesta primeira fase e que tiverem necessidade da cirurgia da outra vista sairão com o agendamento na última revisão. “A próxima data para as operações está prevista para setembro”, informou.
O médico oftalmologista, Davidson Lourenço Dias, explicou que a revisão integra as avaliações que são feitas com todos os pacientes que passam por uma cirurgia como essa. “Esta é a segunda análise. A primeira aconteceu logo após o procedimento, no sábado. Nesta de hoje, checamos se já houve melhora na acuidade visual, se há algum edema na córnea, enfim, todo o quadro clínico do paciente. A próxima será no dia 29 de agosto, quando faremos a última consulta para liberação total dos pacientes para o retorno de suas atividades cotidianas”, detalhou.