Com o objetivo de minimizar o ócio hospitalar e os traumas causados com a internação, os pacientes internados no Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva, em Macaé contam com a brinquedoteca, que funciona de forma itinerante.
Segundo a terapeuta ocupacional Mara Lucia Pereira, a montagem de um espaço para brincar proporciona à criança o resgate de seu referencial mais importante: ‘o brinquedo’. “Neste momento lúdico, o ambiente e os objetos se transformam, favorecendo a recuperação, auto-estima, bem como aumentando a confiança e amizade com a equipe hospitalar, fator fundamental no processo de diagnóstico e tratamento”, afirmou.
O trabalho é oferecido aos pacientes das enfermarias, do Serviço de Tratamento Intensivo pediátrico e adulto, em um espaço lúdico, no qual podem ser desenvolvidas diversas atividades com orientação de profissionais especializados.
Mara explica que as atividades são prescritas de acordo com a aptidão do paciente e seu estado de saúde. Entre as atividades estão pintura, música, brinquedos de encaixe, sopro e dobradura, todas obedecendo a patologia e a faixa etária. Já nos adultos e adolescentes, as terapeutas utilizam jogos de dominó, resta um, varetas, música e leitura.
A brinquedoteca do HPM vem recebendo doações de várias entidades. A última foi feita pelo Lions Clube Macaé, que doou um aparelho de TV e um DVD para estão sendo utilizados pela equipe de terapia ocupacional em todas as enfermarias.
As atividades da terapia ocupacional visam, também, manter os pacientes conectados ao mundo exterior. Por isso, além dessas atividades são oferecidas tarefas relacionadas a temas atuais.Todos os trabalhos realizados na brinquedoteca são expostos nas enfermarias.