Com o objetivo de oferecer um serviço multiprofissional humanizado, a Secretaria de Saúde de Macaé conta com o Núcleo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico (NMAPO). Mensalmente são realizados aproximadamente 400 atendimentos com especialistas de diversas áreas. Neste mês, para celebrar o "Outubro Rosa", a equipe irá promover palestras todas as quintas-feiras, às 15h, na sede do núcleo.
A coordenadora do Núcleo, Viviane Cotta, ressalta que os pacientes são assistidos por uma equipe composta por assistente social, psicólogo e fisioterapia oncológica e médico oncologista. "Os pacientes podem participar do núcleo através de demanda espontânea, após o diagnóstico da doença ou encaminhado pela Central de Regulação Oncológica", explica.
A dona de casa Marília Couto, 70 anos, elogiou a equipe e a importância deste trabalho na melhoria da autoestima dos pacientes. Ela teve câncer de mama e durante o seu tratamento frequentou a unidade, onde recebeu atendimento especializado e participou de oficinas.
- Hoje estou bem, mas o atendimento do núcleo foi muito importante e auxiliou na minha recuperação. Fui acolhida pela psicologia, fiz minhas sessões de fisioterapia e integrei várias oficinas que foram fundamentais, pois pude ver que outras pessoas também passavam pelo mesmo problema e encaravam a doença com muita coragem -, declarou.
De acordo com Viviane, é dado todo suporte psicossocial aos pacientes e seus familiares, atuando como tratamento complementar multidisciplinar. "A equipe do Núcleo de Apoio é especializada e preparada para o acolhimento dos pacientes oncológicos e familiares, que muitas vezes chegam desestruturados mediante ao diagnóstico de câncer", frisou.
O Núcleo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico funciona na rua Visconde de Quissamã, 674, no Centro. São oferecidos atendimento psicológico aos pacientes e familiares, fisioterapia oncológica, oficinas terapêuticas de artes e atendimento médico oncológico, além de programas como Alongamento, Mama Rosa (grupo de mulheres mastectomizadas) e Conversa Aberta onde há discussões e escuta qualificada, sempre com um tema relevante reunindo a equipe do núcleo, pacientes e familiares.