Foto: Flávio Sardou
Durante o adesivaço, equipes percorreram os setores administrativos do Paço Municipal, onde foram afixados cartazes que certificam os locais como “Ambientes Livre de Tabaco”
A sede da Prefeitura de Macaé foi palco na tarde desta quarta-feira (29) de um “adesivaço”, com o objetivo de sensibilizar servidores e a população sobre os malefícios do tabaco.
A ação foi promovida pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, em parceria com a área técnica de prevenção e controle do tabagismo da secretaria de Saúde, e integra as iniciativas da Prefeitura na promoção do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado dia 31 de maio.
Durante o adesivaço, equipes percorreram os setores administrativos do Paço Municipal, onde foram afixados cartazes que certificam os locais como “Ambientes Livre de Tabaco” – desde 2011, a Lei Federal 12.546, sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, proíbe o fumo em lugares fechados públicos e privados de todo o país.
A ação contou ainda com entrega de folhetos explicativos sobre o tema e apresentação de informações sobre tratamento para pessoas que manifestaram o desejo de parar de fumar.
Nesta terça-feira (28), a campanha de sensibilização foi realizada no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), no Centro de Convivência do Idoso, no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas e no Hospital Público de Macaé (HPM). A ação prossegue até o dia 31 de julho em órgãos públicos e Secretarias Municipais.
O Dia Mundial Sem Tabaco foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1988 e visa ao desenvolvimento de ações para o controle do tabagismo e da conscientização sobre a importância de políticas públicas para reduzir o consumo.
Segundo dados da Organização, o consumo de tabaco é a causa de morte mais evitável a nível mundial e atualmente responsável pela morte de um em cada dez adultos em todo mundo.
Prefeitura oferece tratamento para dependência do tabaco
A Prefeitura de Macaé disponibiliza programas de tratamento para quem necessita de auxílio para deixar de fumar. Os programas são abertos à população e contam com equipes técnicas especializadas que atuam de acordo com as necessidades e características de cada indivíduo.
As atividades são desenvolvidas pela Unidade de Tratamento do Tabagismo CAPS ad Porto e pelo Programa Girassol, que ficam nos seguintes endereços:
Unidade de Tratamento do Tabagismo CAPS ad Porto – Rua Conde de Araruama, 569, Centro. Telefone: 2772-2317.
Programa Girassol – Rua Duque de Caxias, 76, Visconde de Araújo. Telefone: 2762-5118.