logo

Pacto de enfrentamento à violência contra a Mulher treina profissionais

01/10/2014 13:52:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Considerando que a capacitação permanente dos profissionais que atuam nos serviços especializados de atendimento à mulher é de suma importância, profissionais da Subsecretaria Municipal da Mulher participaram, na última semana, de um retreinamento sobre a implantação da ficha "Siga Mulher", no auditório do Cealo (Centro Administrativo Ouro Negro). Macaé foi escolhida por ser considerada a cidade Polo da Região Norte, conforme determinado na Repactuação do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

O retreinamento da ficha de atendimento utilizada pelos Centros Especializados de Atendimento à Mulher da Região ?Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro reuniu também técnicos e administrativos das unidades de Rio das Ostras, Campos, Natividade e Itaperuna.

Segundo a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, a capacitação do "Siga Mulher" é promovida pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Universidades Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e tem o intuito de padronizar o atendimento às mulheres em todo o Estado do Rio, proporcionando articulação da rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher. “Foi gratificante fazer o retreinamento sobre a implantação da ficha "Siga Mulher”. Nosso corpo técnico, composto por 17 profissionais de serviços de atendimento à mulher foram capacitados para atender as mulheres, em especial nas situações de violência”, acentuou.

Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres - Criado em 2007 e coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), é um acordo estabelecido entre os governos federal, estaduais e municipais com o objetivo de articular ações que visam a consolidação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres por meio da implementação de políticas públicas integradas em todo o território nacional.

Polos – O Estado do Rio de Janeiro conta com 10 polos regionais, onde se localizam os 92 municípios fluminenses. O município polo de cada Região é definido a partir de indicação do governo do estado, em acordo com o governo municipal, buscando sempre priorizar o município que possua maior capacidade de oferecer serviços referentes ao enfrentamento da violência contra as mulheres, dinamizando e fortalecendo toda a região ao qual está vinculado.

“A ideia de Polos ou conjunto de serviços descentralizados pressupõe a ampliação da cobertura de atendimento qualificado às mulheres em situação de violência. Ao mesmo tempo, exige o fortalecimento dos vínculos institucionais e a articulação entre os serviços públicos pertencentes às três esferas de governo, em parceria com a sociedade civil, situados na região”, disse Jane.