Garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas na idade apropriada, até no máximo oito anos; possibilitar que os municípios possam cumprir as metas do Ministério da Educação (MEC); instituir ações de incentivo à alfabetização em português e matemática e oferecer ainda apoio técnico para professores participantes do curso de Formação Continuada, que foram escolhidos pelo município para serem tutores. Estas são algumas das finalidades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que será lançado oficialmente em Macaé no próximo sábado (16), às 8h30min, na sede do Ciep Leonel Brizola.
Na data, a rede municipal de ensino vai destacar para os professores das turmas de primeiro ao terceiro anos de escolaridade as metas da modalidade do Ensino Fundamental no município. A ocasião também será marcada pela apresentação dos objetivos do MEC e realização de oficinas para os profissionais da Educação. As oficinas serão ministradas por 16 tutores, que foram escolhidos pela Prefeitura de Macaé para serem Orientadores de Estudo, através da participação de um curso específico ministrado por universidades públicas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O Pacto Nacional pela Alfabetização é um compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental com a idade até no máximo oito anos. O Pacto está previsto no decreto federal 6.094, de 24/04/2007, que diz respeito ao Plano Nacional de Educação.
Durante a programação deste sábado, os eixos norteadores seguidos pela Secretaria de Educação serão enfocados. A intenção do Governo Municipal é contribuir com o processo ensino-aprendizagem, reforçando assim a qualidade do ensino. O Pacto Nacional pela Alfabetização vai abranger um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, que serão disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC).
Em Macaé, o programa vai seguir os quatro eixos pautados pelo Governo Federal como “Formação Continuada de Professores Alfabetizadores”, “Utilização de materiais didáticos e pedagógicos”, que abrange conjuntos de materiais específicos para alfabetização e manuais do professor; obras pedagógicas complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de Língua Portuguesa.